Feira de Santana

Moradores realizam manifestação após mudança no trajeto dos ônibus no bairro Conceição

Os manifestantes impediram a passagem de um ônibus para chamar atenção das autoridades.

Manifestação no Parque Brasil
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Moradores do Parque Brasil, localizado no bairro Conceição, em Feira de Santana, amanheceram nesta segunda-feira (15) protestando contra o fornecimento do transporte coletivo na região. Os manifestantes bloquearam a passagem um ônibus, como forma de chamar atenção das autoridades.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

A reportagem do Acorda Cidade foi conferir as reclamações, entre elas a mudança no trajeto dos ônibus que passam pelo bairro.

“O ônibus no Parque Brasil está péssimo e ainda querem tirar o ônibus que passa pelo Nordestino, só vai passar pela Getúlio Vargas. Como é que vai fazer para gente ir ao Dom Pedro, supermercado, para Unacon? O pessoal que trabalha para o lado de lá vai ficar como? A empresa aqui é a Rosa”, questionou Cristina Costa Santos.

Manifestação no Parque Brasil
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Relatando muita dificuldade, outra moradora, que preferiu não se identificar, afirmou que nos 14 anos que reside na localidade, eram três ônibus atendendo o bairro, mas hoje, apenas um ônibus é responsável pela linha.

“O da Getúlio Vargas é intercalado. Você faz a viagem aqui até 6h da manhã, depois vem o de 8h20 que é o último balão. Minhas filhas vão para escola, se perder o ônibus de 12h20 não existe mais ônibus. E agora eles estão tirando esse único ônibus que a gente tem que é o do Nordestino. Nós queremos que eles revejam isso. Eles têm carro, a gente não tem transporte”, explicou.

De acordo com ela, já houve reuniões com o representante de tráfego da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) para melhorar o atendimento na região, mas até o momento, nada foi feito. 

“Dia de sexta, o ônibus desce, não volta, dia de sábado a mesma coisa. A gente já paga passagem cara para ônibus que só vive quebrado, dependemos de ônibus para ir trabalhar e para as meninas estudarem. De manhã tenho que pegar o ônibus de 5h40, não tem ônibus de 5h30 aqui nessa linha”, completou a moradora.

Manifestação no Parque Brasil
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Edvaldo Brandão contou que faz fisioterapia no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) e necessita do transporte coletivo que passa pela unidade, inclusive, de ônibus que tenham acessibilidade, já que ele é cadeirante.

“Não tem como eu pegar outro ônibus, Getúlio fica longe para mim. Preciso do ônibus que vá pelo Nordestino. A partir de amanhã ele disse que não passa mais. Como é que eu vou para a fisioterapia? O elevador funciona, mas precisamos da presença do motorista que vai pelo Nordestino. Hoje mesmo eu não fui, porque não teve como eu ir”, lamentou.

Manifestação no Parque Brasil
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Os manifestantes também cobraram o retorno dos motoristas que atendiam a frota, pois segundo eles, eram pontuais.

Ainda de acordo com os moradores, caso não sejam atendidos, uma nova paralisação deve acontecer nesta terça-feira (16) por volta das 6h, até que o problema seja resolvido.

Até a finalização da reportagem, os manifestantes já haviam liberado a passagem do veículo.

Em resposta, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), informou que não houve mudança na operação de transporte público no Parque Brasil.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram