Feira de Santana

Moradores do bairro Papagaio cobram ações da prefeitura após lagoa transbordar e interditar avenida

Segundo eles, muitos carroceiros estão jogando entulho no local, provocando grandes estragos.

Bairro Papagaio
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Os moradores do bairro Papagaio, em Feira de Santana, solicitaram a reportagem do Acorda Cidade para mostrar a real situação de uma lagoa, localizada na Rua Francisco Fagundes Filho, que está sendo aterrada com entulhos.

Bairro Papagaio
Foto: Redes Sociais

Segundo os moradores, o ato é feito por carroceiros, que aproveitam o terreno para realizar os descartes. No último sábado (27) depois das fortes chuvas, o muro de um condomínio caiu, após a lagoa transbordar com bastante lixo e entulhos.

Bairro Papagaio
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade na manhã desta quarta-feira (31), uma moradora que preferiu não se identificar, informou que além deste problema provocado pelos carroceiros, a prefeitura também não realizou um serviço de drenagem corretamente no local.

Bairro Papagaio
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Eu já moro aqui há oito anos, mas o condomínio existe há mais tempo. E o que a gente vem sentindo é que toda a questão da drenagem da região do Papagaio, que era uma área alagada, ela não foi feita adequadamente pela prefeitura. O Ministério Público já se manifestou nesse sentido, porque existe uma narrativa de que a culpa é do nosso condomínio, que na verdade não é. Existe uma lagoa dentro do condomínio, que foi preservada, limpa e organizada, mas as lagoas que compõem essa bacia do Papagaio, que é a lagoa que vem antes do nosso condomínio e uma lagoa que vem depois, não são fiscalizadas. A lagoa que vem depois, ela está sendo aterrada por invasores, as pessoas jogam entulho, fazendo uma pista mesmo, o que freia a saída da água que vem naturalmente do condomínio. O que é que acontece? Enche isso aqui tudo por conta dos entulhos que são jogados lá”, explicou.

Bairro Papagaio
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com a moradora, muitos moradores ficaram sem alternativa para trafegar pela Avenida Rubens Francisco Dias, já que a via ficou completamente alagada.

Chuvas em Feira de Santana
Foto: Enviada via WhatsApp | Avenida Rubens Francisco Dias

“A chuva de sábado que foi histórica, as pessoas que moram na parte de cima da rua Rubens Francisco Dias não conseguiram sair de casa, não passava carro. Alagou tudo, teve condomínio que foi alagado. Lá no nosso condomínio, a gente teve um problema de extravasamento da lagoa, mas a água depois de um tempo, baixou, só que os prejuízos vão se acumulando. Tem muito entulho, muito lixo, é um problema gravíssimo”, lamentou.

Bairro Papagaio
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, a moradora enfatizou que o município deve agir o mais rápido possível, para que futuros problemas não voltem a acontecer.

Bairro Papagaio
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Bairro Papagaio
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Bairro Papagaio
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Bairro Papagaio
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A prefeitura precisa fazer uma obra de macro drenagem, precisa retirar esses entulhos da área das lagoas e principalmente não pode sair autorizando mais a impermeabilização do solo da área do Papagaio sem as devidas providências, isso é o mais importante. A gente sabe que com aquecimento global, novas chuvas virão, novas chuvas de grandes volumes. A gente não tem ninguém para precisar como serão essas chuvas, mas a gente sabe que qualquer chuva mais forte, prejudica todo o bairro do Papagaio”, pontuou.

Vendedor de frutas, Arlen Zanata ficou bastante conhecido nas redes sociais, após aparecer em um vídeo informando sobre placas de automóveis perdidas na região do Papagaio no último sábado (27).

Vendedor de Frutas
Foto: Redes Sociais

Segundo ele, ao todo foram recuperadas 39 placas, sendo que 32 já foram devolvidas.

“Nós contabilizamos e foram 39 placas perdidas, mas já foram entregues 32. Ainda restam sete placas que estão ali no meu comércio. A chuva foi muito forte que chegou ao ponto das pessoas perderem a placa do carro. Eu estava dando um suporte, a água passou do joelho, estava descalço, e quando eu estava andando, eu sentia que estava pisando em algo. Quando eu colocava a mão, que puxava, saia uma placa. Quando eu fui ver, já estava com 10 placas na mão. Continuei andando, só na frente do Lagune, encontrei 22 placas e as demais aqui na Rua Projetada. Quando a água abaixou, eu saí catando as placas que estavam perdidas”, disse ao Acorda Cidade.

Bairro Papagaio
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo Zanata, a ideia do vídeo partiu de uma amiga, com o objetivo de publicar para ajudar os condutores.

“Uma amiga me perguntou se poderia gravar um vídeo informando sobre as placas e eu informei que poderia. Chamei essas pessoas que perderam as placas, que depois poderiam passar na tenda para buscar. Esse vídeo viralizou de uma forma tão grande que nem imaginava, disse que chegou até em outros estados, países como Portugal, então teve um grande alcance. Tinham placas de outros municípios, e as demais, foram daqui da cidade mesmo. A maioria já foi entregue, não cobrei nenhum centavo por isso, teve uma pessoa que até como gratificação me ofereceu R$ 20, mas teve gente que veio, pegou a placa e nem um ‘obrigado’ me deu, mas eu eu fiz meu papel enquanto cidadão”, comentou o vendedor.

Placas recuperadas

Placas Recuperadas
Foto: Arquivo Pessoal
Placas Recuperadas
Foto: Arquivo Pessoal
Placas Recuperadas
Foto: Arquivo Pessoal

A reportagem do Acorda Cidade irá solicitar um retorno da Superintendência de Obras e Manutenção (Soma) do município, a respeito da drenagem da Avenida Rubens Francisco Dias e Rua Projetada.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:

Debaixo de chuva, vendedor de frutas recolhe placas de carros para devolver a motoristas

Parque Linear no bairro Papagaio recebe serviços de requalificação

Nova opção de lazer está sendo construída em Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
15 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários