Feira de Santana

Moradores da Fazenda Brandão no distrito de Jaíba relatam 3 meses sem água

Como forma de superar o problema, algumas pessoas estão contratando serviços de carro pipa.

Moradores da Fazenda Brandão
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Os moradores da Fazenda Brandão, distrito de Jaíba em Feira de Santana, solicitaram a reportagem do Acorda Cidade para reclamar sobre a falta de água na região que segundo eles, já completou três meses.

Como forma de superar o problema, alguns moradores estão contratando serviços de carro pipa.

Margarida Pereira Santana é moradora da Fazenda Brandão há cerca de 50 anos. Ao Acorda Cidade, ela contou que sempre ao entrar em contato com a Embasa, a empresa informa que o problema será solucionado.

Moradores da Fazenda Brandão
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Já estamos há três meses sem água no reservatório. Não estamos mais aguentando pagar água, pois não temos condições, são R$ 300 um carro pipa. Toda vez que liga para a Embasa, eles informam que irão solucionar, mas não tem jeito. Colocaram até uns carros pipa, mas foram 500 litros, colocou por duas vezes, mas a falta d’água continua aqui. Já estamos perdendo a paciência”, disse.

Moradores da Fazenda Brandão
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Jeane Bacelar também é moradora da região. Segundo ela, existe uma fonte que consegue amenizar o sofrimento das pessoas, mas é necessário carregar toda a água em baldes.

“Estamos pela misericórdia aqui, pelo menos uma fonte está no ajudando já que não tem água nas torneiras e a água da fonte não é tão suja. O complicado é ter que carregar tudo isso no carro de mão, sol quente, e o que a gente consegue carregar é no máximo, dois baldes de 10 litros”, lamentou.

A reportagem do Acorda Cidade solicitou um retorno da Embasa e seguinte nota foi enviada.

Em atenção à reportagem, informamos que o sistema integrado de abastecimento de Feira de Santana está operando em sua capacidade limite e, com a antecipação das altas temperaturas e o consequente aumento do consumo, em outubro, a empresa tem registrado a ocorrência de falta de água por período prolongado em algumas localidades rurais da zona norte de Feira.

Diante deste cenário, nos distritos rurais, a Embasa vem ajustando a distribuição de água e realizando o abastecimento alternativo através de carros-pipa em pontos mais críticos, incluindo a Fazenda Brandão, distrito de Jaíba. Também já está em andamento a avaliação das contas dos usuários da área, com vistas a efetivar suspensão de cobrança nos casos pertinentes.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:

Ao som de samba de roda, moradores da Matinha protestam contra falta de água: “Dona Embasa para de desculpinha”

Moradores bloqueiam BR-116 norte em Feira de Santana e exigem solução para a falta de água

Deputado esclarece a falta de água recorrente em diversos bairros de Feira de Santana

“Água não tem não, mas o nosso recibo já está na mão”; moradores fazem mais um protesto contra a falta de água na Matinha

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
8 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários