Apesar de a prefeitura ter decretado ponto facultativo nas repartições públicas na terça-feira de Carnaval, no dia 21 de fevereiro, o comércio de Feira de Santana funcionará normalmente, conforme já anunciado pelo Sindicato Patronal do município.
Na terça-feira, também foi declarado ponto facultativo nos órgãos estaduais e federais. E as agências bancárias não irão funcionar em todo o Brasil.
“O comércio de Feira de Santana vai funcionar normalmente, está confirmado. Na segunda e terça de carnaval funcionam normalmente, tanto o comércio de rua quanto os shopping centers. A prefeitura, órgãos estaduais e federais deram ponto facultativo, mas não é feriado”, declarou o presidente do Sindicato Patronal, Marco Silva, nesta quinta-feira (16).
De acordo com ele, por não ser feriado na terça, não haverá remuneração adicional para os comerciários que trabalharem. Ele declarou ainda que apesar da determinação, cada empresário tem a liberdade de escolher se irá abrir seu estabelecimento ou não, na segunda e terça de Carnaval.
“O empresário tem a liberdade, a autonomia de abrir ou não, mas evidentemente que se ele estiver dentro de um shopping center ou galeria tem que seguir as regras daquele local, para não sofrer penalidade e não frustrar o seu cliente. Todos os sindicatos do interior da Bahia e da capital estão acompanhando de perto Feira de Santana, e tem caravanas de empresários que vêm fazer compras aqui, gente que não gosta de brincar a festa, e na terça-feira também, então eu digo que quem não abrir vai estar perdendo uma grande oportunidade de vendas”, observou.
Ainda conforme o presidente do Sindicato, os feriados são aqueles decretados por lei federal, estadual, e cada município também tem o poder de decretar seus feriados dentro do limite da lei. “E tanto Feira de Santana quanto Salvador não decretam feriado durante o Carnaval”, reiterou.
Leia também: Prefeito volta atrás e decide manter ponto facultativo na terça-feira de Carnaval
Comércio de Feira de Santana irá funcionar na segunda e terça-feira de Carnaval
Após anúncio de expediente no Carnaval, comerciários buscam se desfiliar de sindicato
Sem acordo definido, empresários podem utilizar banco de horas no período do Carnaval, diz Sindicato
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram