A idosa de 66 anos, Ivonete Santos Nascimento, morreu na tarde de terça-feira (27), após a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) quebrar durante sua transferência da policlínica do bairro Parque Ipê para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).
A paciente precisou voltar para a policlínica, e não resistiu após sofrer uma parada cardíaca. Ivonete Santos Nascimento estava internada em estado grave, em decorrência de um infarto agudo do miocárdio.
Idosa morre após Ambulância da Samu quebrar durante transferência em Feira de Santana https://t.co/AbHTxDqw6N pic.twitter.com/hm4wQoXHLm
— AcordaCidade.com.br (@Acordacidade) December 28, 2022
De acordo com o Samu, o quadro era instável e a paciente estava com pressão baixa. Ao chegar por volta de 11h35, a equipe aguardou estabilizar o quadro clínico da mulher até as 12h30, quando a paciente foi levada para a ambulância. Assim que o veículo saiu, começou a apresentar problemas. De acordo com o motorista, o veículo perdia força na partida.
Uma outra UTI Móvel foi acionada para dar suporte ao atendimento. A paciente foi novamente removida para a unidade de saúde, quando teve uma nova parada cardíaca. A equipe médica ainda conseguiu reverter a situação, mas, na sequência, ela apresentou outra parada, e não resistiu.
O Samu de Feira de Santana disse que as ambulâncias são revisadas periodicamente. E que UTI Móvel que apresentou problema é um veículo ano 2017, com cinco anos de uso. O órgão disse ainda que irá apurar a causa do problema mecânico do veículo.
Com informações do G1
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram