Iniciou nesta quarta-feira, dia 17 de julho, a programação da festa de Senhora Sant’Ana, que culmina no dia 26 de julho, data comemorativa de sua celebração. Durante este período, diversas novenas e atividades serão realizadas no município de Feira de Santana, que tem a avó de Jesus como sua padroeira.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
Com o tema “Oração: a força de uma presença”, a novena foi presidida na Catedral de Sant’Ana, pelo padre José Abel da Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, a Catedral Primacial do Brasil localizada na capital baiana, onde atua há cinco anos, Ele também faz parte da Paróquia do Santíssimo Sacramento de Santana, há 18 anos. Ao portal Acorda Cidade, o religioso contou que estava muito feliz por participar da celebração em Feira, cidade onde foi pároco por dez anos.
O padre Paulo Tarso, atual pároco da Catedral de Sant’Ana, explicou que Senhora Sant’Ana, descendente do sacerdote Arão, foi escolhida por Deus para ser a mãe de Maria, que daria à luz a Jesus, o Salvador.
Ele também esclareceu a forma correta de referir-se à padroeira e a importância histórica da Catedral. “É incorreto chamá-la de Nossa Senhora. A forma mais correta é Senhora Sant’Ana ou Santa Ana. A nossa Catedral é um marco histórico, um templo religioso e também cultural. Podemos assim dizer que aqui se desenvolveu, a partir de 1632, como já conhecemos, a história daquele casal que construiu esta igreja. Ela se tornou um ponto de referência para a fé em Deus, bem como para o desenvolvimento econômico e o crescimento da cidade, a partir da feira que aqui se deu”, explicou o padre Paulo Tarso ao Acorda Cidade.
Ele ressaltou que, ao longo do tempo, a Catedral passou por várias melhorias. “A catedral foi crescendo, alguns melhoramentos foram sendo feitos no decorrer dos tempos, e hoje nós temos um majestoso templo, um belíssimo templo, temos procurado melhorar ainda mais, dar ainda mais conforto aos nossos fiéis nos últimos tempos, para a gente poder rezar cada vez melhor”, declarou.
Dalvina Mascarenhas, de 84 anos, disse que frequenta a catedral há 60 anos. A devota de Senhora Sant’Ana disse que já teve vários pedidos atendidos. Ela foi à primeira noite do novenário acompanhada pela vizinha, que desde criança também participa das celebrações em homenagem à mãe de Maria.
Irmã Tereza, missionária do Santo Rosário, é nigeriana e está no Brasil há 23 anos. Em Feira de Santana, ela faz ações sociais no bairro Chácara São Cosme, acolhendo pessoas muito pobres. A missionária destacou que a celebração a Sant’Ana representa muito para a vida religiosa dela. “Ela é tudo para mim, tudo para nós”.
Durante as nove noites da novena, as celebrações ocorrerão às 19h30. Além disso, no domingo, dia 21, às 10h, haverá um momento especial para os idosos e doentes, com uma celebração que inclui o rito da unção dos enfermos.
Já no dia 26, dia festivo de Senhora Sant’Ana, a programação será intensa. “Teremos a primeira missa às 7h, a missa solene às 10h e, às 16h, haverá a grande procissão de Senhora Sant’Ana”, informou o padre Tarso, convidando toda a comunidade a participar.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram