Nesta sexta-feira (7), começou no Parque João Martins da Silva, em Feira de Santana, a 3ª Expo Portal, evento promovido pelo Instituto Sertão Cidadão, a Associação do Cavalo Campolina em parceria com a prefeitura da cidade e outras organizações. Até o próximo domingo (9), centenas de pessoas devem passar pelo evento para conferir os serviços e a produção dos expositores rurais, além dos produtos da agricultura familiar, com muita cultura, artesanato e gastronomia.
Com o objetivo de movimentar a economia desenvolvida pela pecuária na região, a Feira de Agronegócios estima receber cerca de 50 mil pessoas. Animais de diversas partes do país, estão participando da feira, que não acontecia desde 2020.
O prefeito Colbert Martins participou da abertura do evento ao lado de diversas autoridades feirenses, como o secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro e Leidiene Queiroz, presidente do Sertão Cidadão.
Ao Acorda Cidade, Cori Bisneto, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Mini Gado, falou sobre a importância de Feira de Santana voltar a sediar grandes eventos do agronegócio como a Expo Portal.
“Acreditamos no potencial da Expo Portal e nós viemos mais um ano prestigiando trazendo pôneis, mini vacas, cabras com a Fazenda Haras Licuri e a gente acredita que é mais um evento para agregar dentro do parque de exposições. O futuro dos negócios, a raça Campolina que também está fazendo esse evento, almeja grandes frutos, vai ter uma potencialidade grande em negócios na região”, afirmou.
Desde terça-feira (4), competições já estão acontecendo com cavalos da raça Campolina, julgamentos de marcha e morfologia, assim como, as premiações dos produtores. O evento é gratuito e aberto para os empreendedores da área, mas também para que as famílias da região possam prestigiar o mundo da pecuária brasileira.
“A gente veio para agregar esta parte da família, trazer o entretenimento. A gente trouxe animais, uma mini mula que é algo que não é tão conhecido, os mini pôneis, os mini cabritos, que são cabras e bodes com o tamanho menor e as mini vacas também para trazer a alegria e entretenimento para a família como um todo”, destacou.
Segundo Cori Bisneto, um pônei chega a custar até R$ 10 mil a depender da genética. Eles medem em torno de 90 cm, a altura ideal para utilização de cela para iniciar a criançada na montaria, trazendo essa ligação com o campo e a natureza.
“O pônei é um animal para pequena tração, esta é a função do pônei, então na iniciação para equitação de crianças ele é ótimo, a criança pega mais apego com o animal, fica mais próximo e, se tiver por acaso algum risco de queda, por exemplo, a queda é mais baixa, mais curta, tem menos risco de um acidente mais grave”, explicou.
O secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Alexandre Monteiro, também esteve na abertura do evento. Ele aproveitou a oportunidade para falar sobre a parceria realizada entre a prefeitura, o Cedep e o Sertão Cidadão, além das secretarias do estado.
“Nós juntamos esses dois grupos para que pudéssemos ter aqui no Parque de exposições uma grande festa ligada ao cavalo Campolina e a agricultura familiar para que assim pudéssemos abrir com chave de ouro o nosso Parque de Exposições João Martins da Silva”, declarou.
O secretário ainda explicou que o Parque de Exposições ainda não está pronto, foram realizadas apenas melhorias para que o evento pudesse ocorrer. Mas que, durante a Expofeira, entre 1º e 8 de setembro, o espaço deve ser entregue totalmente revitalizado.
“Fizemos apenas melhorias para que essa festa pudesse ocorrer, mas isso inaugura um novo momento de eventos no Parque João Martins da Silva que deve ter esta função, deve ser muito mais utilizado pelo povo, pelas famílias de Feira de Santana, como lazer, como cultura, como uma forma de distração e a gente entrega à Feira de Santana este equipamento restaurado”, disse Alexandre Monteiro.
Leidiene Queiroz preside a Sertão Cidadão. Ela falou ao Acorda Cidade sobre como foi participar da organização do evento e ressaltou o apoio de diversas organizações para fazer a economia agropecuária girar no estado.
“Sempre esteve aqui no parque, mas a última edição foi no ano de 2019. Depois da pandemia não fizemos mais e neste ano é que o Sertão Cidadão entrou no projeto, então a gente ampliou mais o evento, a gente tem a parceria da prefeitura, das secretarias do governo do Estado, de Turismo, a Seagri, o SDE, o Senar, então, a gente está com vários parceiros que acreditaram no evento e de fato, a gente pôde realizar”, declarou.
Nesta edição, a grande novidade são as vilas, que trazem várias rodadas de negócios, investimentos, cursos oferecidos pelo Senar, a agricultura familiar, gastronomia, espaço pets, tudo acontecendo simultaneamente.
“A gente trouxe pessoas da área do agro e também parceiros que acreditam que estar neste evento é importante para o seu negócio, então a gente tem parceiros aqui que não são da área do agro diretamente, mas que fazem parte do processo e podem estar inseridos no processo do agro”, afirmou.
Também participam quatro expositores de universidades voltados para medicina veterinária em parceria com estudantes. Eles estão realizando visitas técnicas para analisar os cavalos da raça Campolina.
O evento é gratuito e aberto ao público das 10h às 22h. O acesso está sendo realizado pela Avenida Noide Cerqueira.
Confira a programação:
Vila do Conhecimento:
Dia 7: Seminário sobre Alimentação Animal, ministrado pela instrutora Gilmara Miranda.
Dia 8: Dinâmica sobre Drones com o instrutor Simão Mascarenhas e Dinâmica sobre Casqueamento com a instrutora Valéria Oliveira.
Vila Pet:
Dia 8: Encontro de Peludos, das 10h às 13h, seguido do Encontro de Bullies e Bulldogs, das 14h às 20h.
Dia 9: Encontro de Cães Pastores e Cães de Campo, das 9h às 14h.
Exposição de serviços e produtos para pets, além de ação de compra e doação solidária para abrigos de animais da cidade, das 14h às 22h.
Vila Motor:
Dia 7: Happy Hour da Ferrugem, das 16h às 22h.
Dia 8: Encontro Mensal do Clube da Ferrugem, das 15h às 22h.
Dia 9: Encontro de Carros Rebaixados, das 11h às 22h.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram