Nesta terça-feira (31), a Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada no bairro Capuchinhos, em Feira de Santana, foi entregue após passar por requalificação. Participaram da cerimônia o prefeito, Colbert Martins Filho, a secretária de Educação, Anaci Paim, gestores, professores, alunos e outros servidores do município. O espaço possui 24 salas, entre setores de estudo, administrativos, novos laboratórios, biblioteca, refeitório e espaço poliesportivo.
A reconstrução faz parte do pacote de obras da prefeitura direcionado para construção, ampliação e reformas das escolas municipais, que chega a aproximadamente R$ 124 milhões. Ao Acorda Cidade, Anaci Paim comparou os principais aspectos do novo prédio com a estrutura anterior.
“É um prédio moderno que atende todas as exigências que são estabelecidas para o componente escolar, educacional. Ele teve toda uma ampla interferência, só aproveitamos algumas paredes, está aqui com 17 salas para aulas, sala de recursos, ambiente para leitura, biblioteca, laboratório de robótica, de ciências e matemática que estão sendo implantadas agora, cozinha ampla, refeitório também amplo, áreas de circulação, pátio coberto, quadra poliesportiva com vestiário, uma quadra grande, bem ampla. Um teatro também, para atividades lúdicas que a escola pode desenvolver com os alunos, secretaria, diretoria, sala de professores, enfim, sala de recursos também. Enfim, todos os ambientes foram pensados e estruturados para atender a melhor qualidade de educação possível”, pontuou.
A escola vai atender alunos do primeiro ao nono ano e os estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo a secretária, com um quantitativo de 500 alunos matriculados, após a reforma, o número de alunos deve dobrar, podendo ofertar até 1.100 vagas. “Nós hoje temos cerca de 500 alunos matriculados e vamos dobrar essa quantidade, podendo abrigar aqui até 1.100 alunos”, destacou.
Além disso, a secretária falou sobre as mudanças do prédio que vão trazer maior conforto aos alunos.
“Elevamos o pé direito do prédio, isso gera também uma iluminação maior. Em todos os ambientes aqui você pode funcionar sem precisar da energia elétrica ligada, você tem também os grandes janelões, internos e externos, possibilitando também maior iluminação e todos os ambientes com ar condicionado. Então gera mais conforto, mais tranquilidade, o aluno terá, com certeza, condição de maior concentração porque estará num ambiente bem confortável”, explicou.
Ainda segundo a secretária, foram investidos na reforma da Monteiro Lobato R$ 8 milhões. No geral, o pacote de obras deve contemplar 40 escolas da cidade que já estão sendo ampliadas e reformadas.
Ao Acorda Cidade falou que até o mês de março de 2024 as outras escolas que fazem parte do programa serão entregues.
“Nós já estamos na próxima semana com a João Seraphim pronta para ser também apresentada a comunidade. Estamos com a Rui Nunes em Maria Quitéria. Em Jaíba estamos com a Cívico-Militar praticamente pronta para ser entregue até o final do ano, no máximo no mês de janeiro. E outras unidades aqui como a Eurídice Franco Lacerda, a João Maninho Falcão, a Margarida Brito lá no Cazumbá. São inúmeras obras em andamento e quase a totalidade delas deverá ser entregues até o mês de março de 2024”, declarou.
Além da estrutura física, as necessidades pedagógicas também foram levadas em conta.
“O projeto novo agora que foi elaborado, conta com ar-condicionado, porque a empresa que está fazendo os projetos complementares, já faz os cálculos adequados da energia que vai ser adequada também para a utilização dos equipamentos. Aqui também tem computador em todos os ambientes administrativos, com chromebook para os alunos”, finalizou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também:
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram