Feira de Santana

Embasa, Coelba e Claro lideram lista de reclamações no Procon em Feira de Santana

O balanço é referente ao primeiro semestre deste ano e foi apresentado pelo advogado Euclides Arthur, novo superintendente do Procon.

28/06/2024 às 07h00, Por Jefferson Araújo

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Procon
Foto: Jorge Magalhães/Secom

Empresas de prestação de serviços essenciais como fornecimento de iluminação pública e energia elétrica, água potável, telefonia móvel e instituições bancárias estão no topo da lista de reclamações da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Feira de Santana (Procon). O balanço é referente ao primeiro semestre deste ano e foi apresentado pelo advogado Euclides Arthur, superintendente responsável pela unidade do Procon em Feira de Santana.

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“As empresas com maiores reclamações aqui no Procon foram, a Embasa com 517 reclamações, seguida da Coelba com 316 reclamações, a Claro com 109 reclamações, a Tim com 81 reclamações e o BMG [Banco de Minas Gerais S.A] com 57 reclamações, e aí vai seguindo a lista com outras empresas menores, o próprio comércio de Feira de Santana com algumas reclamações”, destacou.

Euclides Arthur, superintendente do Procon de Feira de Santana
Euclides Arthur, superintendente do Procon de Feira de Santana | Foto: Paulo José / Acorda Cidade

O superintendente contou quais foram os principais problemas apontados pelos consumidores originando as reclamações. “Em relação à Embasa, geralmente é corte indevido é consumo, as pessoas não concordam com o consumo que está sendo cobrado. A coelha da mesma forma, os consumidores entendem que não consumiram aquela quantidade de energia e corte indevido. Em relação, a Claro, divergência de contas cobradas e segue também em relação às outras empresas de telefonia”, pontou.

Arthur contou que a equipe de Feira de Santana se esforça para resolver quanto antes os problemas apontados pelos consumidores. “O Procon procura resolver todos os problemas trazidos pelos consumidores. Nosso principal objetivo é justamente desafogar o próprio judiciário e fazer com que essas demandas do consumidor e dos fornecedores, sejam resolvidas num tempo mais célebre. Em relação a Coelba e Embasa, quando se trata de corte, a gente faz logo o atendimento para que as pessoas possam ter o seu serviço restabelecido quanto antes”, disse o superintendente.

Para Euclides Arthur, a melhor solução é sempre a resolução de forma pacífica e de preferência sem a judicialização dos casos. “Muitas das vezes, é melhor o próprio fornecedor fazer um acordo e resolver o problema do consumidor do que esperar um ajuizamento de uma ação que vai levar mais tempo, a um valor maior, ter advogado ou mesmo processo administrativo que se o fornecedor não tiver razão, ele pode ser condenado num valor 4, 5, 6, ou 7 vezes bem maior, porque, já dizia Rui Barbosa, é melhor um ruim acordo do que um bom litígio”, afirmou Euclides.

Nova Gestão

Euclides Arthur assumiu recentemente o comando da unidade do Procon de Feira de Santana, ele comentou sobre a mudança. “Nós vamos dar continuidade ao trabalho que o Maurício [ex-superintendente] vinha fazendo aqui, nós já temos uma certa experiência, já estivemos também na superintendência”, comentou.

O novo superintendente destacou os avanços e modificações realizadas pela nova equipe gestora. “Recentemente nós colocamos aqui computadores novos, com impressoras novas, o número de atendentes e de estagiários também, quando a demanda tá muito grande, a gente traz para as nossas salas e daqui à gente tenta resolver, ou seja, nós fazemos de tudo para resolver essas questões trazidas para o consumidor e solucionar esse impasse da vida entre fornecedor e consumidor”, finalizou Euclides.

Como fazer uma reclamação?

Os consumidores que pretendem fazer uma reclamação no Procon de Feira de Santana podem procurar atendimento na unidade que fica localizada na Rua Castro Alves, nº 635 no Centro da cidade, pelo telefone (75) 3603-2800 ou pelo aplicativo oficial do Procon.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estudante de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves

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  1. Isso é a prova de que o PROCON e o CDC, não funcionam. São engodos.
    Se a cada 1.000 queixas no Procon as empresas fossem automaticamente multadas em 10.000,00;15.000,00 assim por diante,independente de solução ou não, as empresas prestariam um melhor serviço. Não tem punição, fica tudo na mesma. E o consumidor vai perder seu precioso tempo no Procon.

  2. Se o PROCON recebesse reclamações dos desmandos e má gestão da prefeitura de Feira , com certeza o DESGOVERNO DE COBÉ seria O LIDER EM RECLAMAÇÕES.
    Mas só faltam 06 meses para acabar esse sofrimento, espero que o próximo PREFHEITHO seja melhor.

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