Serviços Gratuitos

Em ação inédita em Feira de Santana, Coelba realiza mutirão até sexta-feira (22)

Os consumidores poderão contar com descontos de até 90% em débitos, troca de lâmpadas gratuitas, além de muitos outros serviços.

caminhão neoernergia coelba
Foto: Ascom/Coelba

Nesta terça-feira (19), a Neoenergia Coelba está realizando um mutirão de serviços para a população de Feira de Santana. As atividades iniciaram na segunda e seguem até a próxima sexta-feira (22). Conforme já informado aqui no portal Acorda Cidade, os consumidores poderão contar com descontos de até 90% em débitos, troca de lâmpadas gratuitas, além de muitos outros serviços que estão sendo oferecidos ao lado da prefeitura municipal, das 9h às 17h, na avenida Getúlio Vargas. Feira é a segunda cidade a receber as ações, em suas maiorias, sustentáveis e gratuitas.

Segundo a supervisora de atendimento, Sheila Silva, a ação inédita realizada pela Coelba tem o objetivo de levar serviços comerciais como segunda via de recibos, informação de débitos, orientações, e também de apresentar ao consumidor outros benefícios que a Neoenergia disponibiliza. 

Mutirão da coelba - Sheila Silva - supervisora da coelba ft - Ney Silva - Acorda Cidade
Sheila Silva | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Um dos programas que tem atraído a clientela é o Desenrola Bahia, que traz descontos significativos para quem está negativado com a conta de luz. Alguns débitos podem ser reparcelados em até 60x.

Entenda os critérios. “Essa dívida hoje em dia é negociada em até 60 vezes. O consumidor precisa ter essa dívida negativada. Além dela, ser de 2019 até 2022. E esse consumidor precisa ser de baixa renda. Caso ele não atenda a um desses critérios, o consumidor também pode nos procurar para negociar em até 21x no cartão de crédito”, explicou Sheila Silva ao Acorda Cidade.

O grupo já realizou o mutirão de serviços em Salvador, e enxergou também a necessidade de trazer a iniciativa para a segunda maior cidade do estado para se aproximar dos clientes, facilitando os serviços.

Outro projeto que tem chamado atenção e também está disponível nos veículos móveis da Coelba é o Vale Luz. Nesse programa, os consumidores podem levar resíduos sólidos, como papelão, lata de alumínio, garrafas Pet, vidros eletrônicos, etc., e entregar nos estandes que terão descontos na fatura de energia elétrica, medida essa que é boa para a empresa, os clientes e a sociedade.

Mutirão da coelba - Sheila Silva - supervisora da coelba ft - Ney Silva - Acorda Cidade
Sheila Silva | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Até o óleo de cozinha usado, que muitas pessoas não sabem como descartar, também pode virar economia na sua conta de luz. 

“Além de a gente trabalhar a questão da reciclagem, a gente também consegue contribuir para que o consumidor reduza os seus custos mensais. Para participar, o consumidor só precisa ser adimplente com a Neoenergia Coelba e trazer o número da sua conta contrato”.

As medidas sustentáveis têm ganhado espaço em diversos serviços oferecidos pela Coelba. Também está entre os benefícios a troca de lâmpadas ineficientes, como aquelas amarelinhas (fluorescentes e incandescentes), por lâmpadas de LED. Essas trabalham gastando menos energia, te auxiliando a poupar luz, ajudando assim toda a cadeia de sustentabilidade do planeta. Pode parecer pouco, mas toda ação importa, principalmente se ela vier com desconto nos gastos no final do mês. 

A agente comunitária, Sônia Santos de Almeida, não perdeu a oportunidade e foi trocar três lâmpadas nesta terça. A economia foi garantida.

Agente comunitária - Sônia Almeida - mutirão da coelba - ft - Ney Silva - Acorda Cidade
Sônia Almeida | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Vou economizar e vou fazer um parcelamento também. Gostei, amei a ação. Esse projeto precisa ser realizado mais vezes, que é para beneficiar mais famílias”, disse Sônia.

Para participar, basta se enquadrar como baixa renda, estar adimplente com a Coelba e levar as lâmpadas para trocar por outras novinhas. O consumidor pode trocar até cinco lâmpadas. 

Ligações Clandestinas 

Além dos benefícios, a Coelba tem atuado para combater as ligações clandestinas de luz, o famoso ‘gato’, em todo o estado. Somente em 2023, foram identificadas 112 mil irregularidades em toda a Bahia, uma média de 311 por dia. Mais de 400 milhões de quilowatts/hora de energia foram recuperados, o que seria suficiente para abster Feira de Santana por nove meses. 

No mutirão desta semana, a Coelba intensifica a presença dos agentes em campo com uma mega operação. O trabalho combate a clandestinidade e traz mais segurança, como explicou Sheila Silva. 

“Estamos com equipes hoje trabalhando fortemente nesta mega operação em Feira de Santana, combatendo as ligações clandestinas porque a gente entende que coibindo esse tipo de ação, nós não só estamos trabalhando com a segurança da população, mas também a confiabilidade no fornecimento da energia elétrica. Hoje temos equipes no centro da cidade trabalhando nessa operação, assim como fazendo manutenções preventivas”. 

Calor constante, consumo intenso 

Com todo o país registrando altas temperaturas, principalmente durante o verão, o consumo de energia também aumenta por parte da população. É ventilador ligado o tempo todo, é o dia que amanhece mais cedo e termina mais tarde. Os eletrodomésticos acabam puxando mais energia, como a geladeira, que, comumente, as pessoas colocam na temperatura máxima. Sobre este fenômeno, Sheila deu dicas para que o consumidor consiga poupar mais, sem ser tão prejudicado pela ‘quentura’. 

“Esse aumento da demanda da energia elétrica realmente está não só em Feira de Santana, a gente percebe as altas temperaturas e é importante o consumidor fazer o uso racional e consciente da energia elétrica. Então, é importante que ele ligue o ar condicionado numa temperatura que deixe o ambiente agradável, é importante controlar também a abertura das geladeiras, o lavar, o passar roupas”.

Além disso, a supervisora comentou sobre o abastecimento em algumas áreas, como no centro comercial de Feira, onde a empresa registra reclamações de falta de energia. A sobrecarga pode ser um dos fatores para o mau fornecimento. 

“É importante avaliar onde estão acontecendo as quedas, quais são as causas. Mas a gente tem vários fatores, por exemplo, a questão de árvore, a questão de aumento de cargas sem uma informação prévia para a Coelba. Às vezes, as pessoas vão aumentando seus equipamentos elétricos. Bota ar-condicionado, a empresa aumenta a utilização de freezers e isso pode contribuir para uma sobrecarga. Então, é importante que o consumidor que está adquirindo seus equipamentos elétricos comuniquem esse aumento de carga para Neoenergia para que a gente possa sempre adequar o sistema elétrico à demanda de carga”, finalizou. 

Serviço 

Mutirão de Serviços Neoenergia Coelba em Feira de Santana

Local: Avenida Getúlio Vargas, ao lado da Prefeitura Municipal, Centro – Feira de Santana

Data: Segunda-feira (18/3) a sexta-feira (22/3);

Horário: 9h às 17h.

Leia também:

Coelba identifica e remove mais de 110 mil ligações clandestinas na Bahia em 2023

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram