25 de julho

Dia do Motorista: profissionais falam dos desafios e destacam amor pela profissão

Para Adailton, ser motorista é uma arte. Ele considera que apesar da grande importância da profissão, existe pouca valorização.

Dia do motorista
Foto: Paulo José: Acorda Cidade

Nesta quinta-feira, 25 de julho, é comemorado o Dia do Motorista, profissional responsável pelo ir e vir diário de milhares de pessoas, que necessitam do transporte para se locomover, para irem estudar, trabalhar e até mesmo passear. Uma profissão tão importante, que Adailton de Jesus, conhecido como Dai, exerce com muito orgulho.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

Ele é motorista de ônibus coletivo urbano na empresa São João em Feira de Santana. Começou como cobrador, mas observando o dia a dia dos motoristas, se encantou pela profissão, que exerce há 24 anos.

“Procuro exercer da melhor maneira possível, com muita responsabilidade, procurando fazer o melhor sempre para que o momento em que a população usa o transporte público, seja um momento mais aconchegante, apesar das dificuldades que a população enfrenta. Nunca pensei quando criança em ser motorista, mas fui cobrador durante muito tempo e observava a determinação dos motoristas e como é tão importante essa classe para a sociedade brasileira, então passei a desejar ser motorista”, conta.

Dia do motorista
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Para Adailton, ser motorista é mais que uma profissão, é uma arte. Ele considera que apesar da grande importância da profissão, ainda existe pouca valorização do profissional. Apesar disso, ele busca trabalhar sempre com muita alegria e empatia e lembra uma história marcante que aconteceu nesses 24 anos de profissão.

“Um dia uma passageira entrou no veículo, eu estava louvando a Deus e quando desci no terminal, a passageira me procurou em prantos e me perguntou se podia me abraçar. Eu a abracei e ela falou para mim que saiu de casa determinada a não voltar mais, mas quando entrou no ônibus em pleno domingo, ela repensou a vida e viu que vale a pena viver”, relembrou ao Acorda Cidade.

E se um pedido de Adailton pudesse ser realizado nesse Dia do Motorista? Ele pediria mais atenção do poder público para o transporte e também para o trânsito da cidade.

“Gostaria que o poder público tivesse um olhar mais atento, pois a população precisa. Feira é uma cidade maior que nove capitais do Brasil e tem que ser olhada com uma visão mais amorosa e comprometida. Gostaria que a Secretaria de Mobilidade Urbana se atentasse mais para o trânsito, colocando faixas exclusivas para os ônibus. Nós brigamos por espaço, quando deveríamos ter nossa faixa exclusiva”, disse.

Dia do Motorista
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O Acorda Cidade também conversou com um motorista de táxi que trabalha em Feira de Santana. José Carlos Oliveira dos Santos é motorista há mais de 40 anos. Começou dirigindo ônibus intermunicipal e agora, aos 61 anos, aguarda a aposentadoria trabalhando como taxista.

Dia do motorista
Foto: Arquivo pessoal

Ele diz que sempre teve táxi, mas que começou a dirigir o veículo há cerca de oito anos. Levanta bem cedinho para trabalhar todos os dias, às 5h da manhã, e diz que apesar da grande concorrência que os taxistas enfrentam, especialmente com os motoristas por aplicativo, a profissão de taxista vale a pena.

Dia do motorista
Foto: Arquivo pessoal

“Deus deixou o mundo para todos, então cada um vai fazendo sua diferença. A gente tem que conquistar nossos passageiros e respeitar todos os profissionais, seja motorista de aplicativo, mototaxistas. Todos estão aí para trabalhar”, afirma, agradecendo aos passageiros e a oportunidade de poder trabalhar com o que gosta.

Dia do motorista
Foto: Arquivo pessoal
Dia do motorista
Foto: Arquivo pessoal

Com informações dos repórteres Paulo José e Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários