Feira de Santana

Com último voo rumo a Recife, aeroporto de Feira de Santana encerra operações comerciais

Aeronave decolou na tarde deste domingo (30). Com a suspensão completa dos voos, aeroporto vai funcionar como UTI e táxi aéreo.

30/06/2024 às 17h12, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Aeroporto de Feira_ Foto Ed Santos Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O Aeroporto Governador João Durval Carneiro, em Feira de Santana, realizou seu último voo comercial na tarde deste domingo (30). Por volta de 15h, a aeronave da Azul Linhas Aéreas seguiu viagem com destino a Recife, em Pernambuco.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

A notícia da suspensão já havia sido anunciada em maio pela companhia aérea, a única que ainda atuava na cidade situada a cerca de 100 km de Salvador.

Os voos eram operados por uma aeronave ATR 72600, com capacidade para 72 passageiros. Nos últimos meses, a ocupação ficava em torno de 60%, considerada satisfatória pela administração do aeroporto.

O gestor do aeroporto, Gilmar Prazeres, disse que eles foram surpreendidos com a decisão.

“A gente já tinha malha aprovada até 2025 e quando foi no mês passado, no final de maio, a gente recebeu da Azul Linhas Aéreas a solicitação do cancelamento de três meses a partir do dia 1° de julho de 2024”, comentou em entrevista à TV Subaé, afiliada da TV Bahia na região.

Em nota, a Azul disse que a suspensão faz parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda e que os clientes afetados receberão assistência necessária.

Os voos para Recife iniciaram em 2022, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, e companhias aéreas. Os voos seguiam direto para a capital pernambucana, inicialmente cinco vezes por semana.

Com o fim da operação, o aeroporto deixa de contar com a aviação regular e fica à disposição de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e táxi aéreo particular. Mas esse cenário pode não ser definitivo.

Segundo o gestor do aeroporto, a ampliação da pista de pouso e decolagem, entre outras melhorias, podem trazer os voos comerciais de volta. “Já existe uma obra que está acontecendo, que vai aumentar o sítio aeroportuário e, futuramente, quem sabe a ampliação de pista de mais 300 metros”.

Cancelamento anteriores

No fim do ano passado, o aeroporto de Feira de Santana já havia deixado de operar os voos da linha Feira – Salvador. A Voepass Linhas Aéreas, empresa responsável pela operação, justificou na época que a medida tinha sido adotada como parte da reestruturação da malha aérea.

Os voos eram disponibilizados às terças pela manhã e às quintas pela tarde, a partir de R$ 94. Mas, de acordo com a TV Subaé, o fluxo de passageiros ficou em 32% da ocupação, abaixo do esperado.

Fonte: g1 Bahia

Leia também: Aeroporto: após cancelamento de operações Feira-Recife, deputado federal foca em voos para São Paulo

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O dinheiro do povo de Feira de Santana, é digital.
    A movimentação é das pessoas de outras cidades.
    Em resumo,povo sem recursos financeiros, não movimenta tráfego aéreo.

  2. Parabéns aos políticos de Feira de Santana bando de inúteis comi e dormi 👏👏👏 nenhum deles representa a população Feirense,, mais uma vez nossa cidade fica sem Linhas aéreas.

    1. Sem vôos comerciais e, pelo português aqui apresentado, sem professor(a) da língua pátria. ‘comi’ e ‘dormi’?

      1. Entendam, uma linha aérea não vai se estabelecer pq governador, Prefeito, deputado, senador, vereador ou QQ outra autoridade queira, ou tem fluxo de passageiros ou não funciona, e é assim em todo modal, não só para pessoas, para cargas também, tem fluxo, tom rota, tem linha e tem frequência, não tem, não se estabelece, um exemplo é a linha Feira a salvador de ônibus, no final dos anos 80 início dos anos 90 tínhamos horários de 10 em 10, 15 em 15 minutos, duas empresas operando a linha, fora outras empresas que faziam aproveitamento, hoje devido a transporte clandestino e a população ter acesso a veículo com mais facilidade a linha está precária.

  3. Mais uma vez feira perde, dessa vez nao tenho mais esperanças

    O aeroporto não avança pois o governo do estado não investe em uma estrutura digna de aeroporto. Não adianta reclamar das pessoas preferirem ir pra Salvador… a estrutura é muito inferior, o horário era péssimo (se você tivesse compromisso teria que sair um dia antes, mas o aeroporto não tinha voos todos os dias.

    Uma pena que uma cidade do porte de feira tenha que lidar com migalhas do GE, desapropriações de arrastando, pseudo ampliação de 300 metros que não serve para cargas.

    É muito triste.

  4. Politicagem q não deixa o aeroporto funcionar
    de vdd essa desculpa q e perto de SSA não cola me parece uma má vontade do governo com feira e todos sabem q se o aeroporto de feira tiver voos regulares vai tirar passageiros do aeroporto de SSA principalmente das cidades aqui do entorno de feira

  5. Parabéns aos PHOLITHIKUS de nossa cidade, a maior cidade do interior da Bahia e do Norte/Nordeste, a cada dia dando um passo para o fracasso, em pleno 2024 onde era para aumentar a quantidade de vôos para outras cidades, os nossos representantes ( incompetentes) deixa acabar o único vôo da cidade, a picuinha dos desgovernos estadual e municipal, deixando a população em último plano, para ara essa corja o importante é o poder e a dinheirama pública, com a qual eles se fattam e o povo que se exploda, é uma classe repugnante.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade