Feira de Santana

Com auditório cheio, procurador Geral de Justiça da Bahia recebe título de cidadão feirense

O autor da proposta de homenagem, foi o vereador José Carneiro Rocha (União Brasil).

Título de Cidadão Feirense
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O atual procurador-geral de Justiça da Bahia, promotor Pedro Maia Souza Marques, recebeu o título de Cidadão Feirense, outorgado pela Câmara de Vereadores. A cerimônia de entrega da honraria aconteceu na manhã desta quinta-feira (6), no Centro de Cultura Amélio Amorim, onde estão ocorrendo temporariamente as sessões do Legislativo municipal.

Título de Cidadão Feirense
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O autor da proposta de homenagem foi o vereador José Carneiro Rocha (União Brasil), que destacou Feira de Santana entre as comarcas nas quais houve atuação do promotor.

Título de Cidadão Feirense
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Inicialmente, o procurador Pedro Maia Souza Marques parabenizou o Acorda Cidade pelo trabalho que é feito não somente em Feira de Santana, mas em outras regiões, e relembrou o período em que morou na cidade Princesa do Sertão.

Título de Cidadão Feirense
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Quero fazer uma saudação especial aos ouvintes do Acorda Cidade, este programa que tem uma audiência fantástica na região. Eu, como alguém que já morou em Feira de Santana e trabalhou aqui durante um bom tempo, tenho muito respeito pelo Programa Acorda Cidade. Sem dúvida alguma, dialogar com vocês e abrir este espaço para a imprensa é fundamental para o Ministério Público. Neste dia especial, quero dizer o quanto estou honrado e grato por esta honraria. Feira de Santana está no meu coração desde quando me aproximei da cidade. Como soteropolitano, eu diria que Feira de Santana sempre foi uma conexão entre a capital e o interior. Para mim, sempre foi aquela cidade pela qual eu passava ao desbravar o sertão baiano, o interior da Bahia. Meu laço com Feira de Santana se estreitou muito a partir do momento em que morei e trabalhei aqui. Essa comunidade entrou no meu coração, e esta homenagem de hoje, com o título de cidadão, me conecta ainda mais com o povo feirense e com esta cidade”, declarou.

Nesta quinta e sexta-feira, 6 e 7 de junho, respectivamente, a Promotoria Regional de Feira de Santana será a sede administrativa do Ministério Público estadual. Ao Acorda Cidade, o procurador também deu mais detalhes.

Título de Cidadão Feirense
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Eu sou procurador-geral de Justiça, eu chefio a instituição Ministério Público e coincidentemente, eu recebo este título de cidadão quando instalo também o Ministério Público da Bahia, a sede do Ministério Público da Bahia em Feira de Santana, através do Projeto Procuradoria Geral de Justiça Itinerante. É um projeto inédito, teremos algumas ações inéditas, lançamentos de projetos e os atos, despachos ordinários do dia a dia, através de toda a equipe da administração superior, acontecendo em Feira de Santana”, disse.

Título de Cidadão Feirense
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, também esteve na solenidade. Ao Acorda Cidade, ele destacou a relação com o promotor.

Colbert Martins Filho
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“Nós temos uma relação institucional entre a prefeitura e o Ministério Público. Estivemos várias vezes no Ministério Público com ações que dizem respeito ao nosso trabalho, então, tanto ele quanto Fabrício Paturi, que é o chefe de gabinete, que é uma pessoa extremamente capaz e competente, todos eles são aqueles, que nós queremos homenagear como instituição. Eu acho que isso é absolutamente justo e parabenizo ao vereador José Carneiro por essa homenagem”, afirmou.

Título de Cidadão Feirense
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Nesta quinta-feira também, a Promotoria Regional de Feira de Santana do Ministério Público estadual passará a se chamar ‘Sede Promotor de Justiça Cristiano Chaves de Farias’. O novo nome será oficializado durante solenidade que será realizada na unidade, às 17h.

“O colega Cristiano Chaves nos deixou no ano passado, um promotor de referência, um jurista nacionalmente reconhecido, que aos 52 anos nos deixou e vai ser homenageado com o nome da sede. Amanhã daremos sequência com os despachos e com os atendimentos às autoridades e à população”, completou Pedro Maia.

Título de Cidadão Feirense
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Cristiano Chaves de Farias

Segundo o Ministério Público da Bahia, Cristiano Chaves atuou por 26 anos no MP baiano, e teve passagem destacada na segunda maior cidade da Bahia no período de 2003 a 2009.

cristiano_chaves
Foto: Divulgação/MP-BA

Cristiano Chaves faleceu aos 52 anos em 6 de novembro de 2023, em decorrência de um câncer. O promotor era professor e jurista com reconhecimento nacional na área cível, principalmente na especialidade de Direito de Família. Graduado em Direito e mestre em ‘Família na Sociedade Contemporânea’ pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Cristiano Chaves foi professor de Direito Civil na Faculdade Baiana de Direito e no Complexo de Ensino Renato Saraiva. É autor de livros considerados referência no ramo, como “Manual Prático da Execução de Alimentos”; “Ações de Família na Prática” e “Direito das Sucessões”.

No MP, além de Feira, passou pelas Promotorias de Mucugê, Carinhanha e Paulo Afonso, chegando à capital em 2009. Em 2012, foi coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cíveis, Fundações e Eleitorais (Caocife) e, em 2014, do então Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Cidadania (Caoci). Entre 2010 e 2020, foi assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça e nos últimos anos exercia a atividade na defesa dos direitos do consumidor.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários