Feira de Santana

Colisões em viadutos podem ter sido causadas por negligência de condutores, diz prefeitura

Segundo João Vianey, o prefeito já encaminhou um ofício ao DNIT para que hajam novas fiscalizações nas rodovias que cortam a cidade.

11/11/2022 às 10h19, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Após uma nova colisão no Complexo de Viadutos Dr. Miraldo Gomes, bairro Cidade Nova em Feira de Santana na manhã de ontem (10), equipes da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, já inciaram os trabalhos para interditar o trecho.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o superintendente de Obras e Manutenção, João Vianey, explicou que as colisões podem ter sido provocadas por falta de responsabilidade dos próprios condutores, que não se atentaram às regras estabelecidas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O gabarito rodoviário estabelece que o viaduto precisa ter 5,5m de altura e a placa de sinalização indica isso. Inclusive no dia da ocorrência, fizemos uma medição junto com a PRF, e como se trata de uma rampa, na extremidade direita nós temos 5,52 no ponto mais baixo, e 5,72 no ponto mais alto. Acontece que este tipo de carga, que é uma carga especial, precisa de uma AET, que é Autorização Especial de Trânsito, dada pelo DNIT. O que nós observamos no primeiro acidente, foi o que o veículo possuía um sistema hidráulico, que ao passar pelo local, deve reduzir em até 24cm a altura do veículo, dessa forma, estaria apto para passar pelo local, assim como outros veículos que passam por aqui. Outro detalhe que temos, é que estes veículos precisam andar em uma velocidade de até 40km/ em pista dupla e 35km/h em pista simples, e pelo tacógrafo, esse prmeiro veículo estava com uma velocidade acima do permitido”, informou.

Ainda de acordo com João Vianey, o prefeito Colbert Martins já encaminhou um ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para que haja fiscalizações das Autorizações Especiais de Trânsito no município.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sen duvida é negligência….vi um caminhão passa pelo viaduto da João com a Airton, depois da ultrapassagem indevidamente quase bateu na alça do viaduto ….tirou tinta

  2. As cargas não tem nada haver elas vem com a altura certa…
    Mais devido as operações tapa buracos,nao serem feitas corretamente..acontece isso de diminuir a altura do viaduto. Pois é so usar a lógica. Quando se colocar asfalto encima de asfalto,óbvio que sempre vai ficar mais alto o asfalto..por isso que a altura do viaduto diminui .
    E acaba acontecendo esses acidentes.
    Correto é,tirar o asfalto e colocar outro e não colocar um encima do outro,para que não cause diferença na altura de um viaduto.

    1. Verdade que recapeamentos podem influenciar, mas não deixem de considerar a culpa das empresas (não dos condutores!!) com o velho jeitinho brasileiro… Se a altura máxima sob o viaduto ou passarela é 5,50, as cargas deveriam deixar uma margem de segurança… digamos, 15, 20 cm ou até mais… Ai vem os espertos, sabendo que tem alguma margem, e colocam carga com 5,50 cravado e/ou não usam uma carreta prancha 100% rebaixada, com pneus de perfil menor (vi um dia uma carreta com o mesmo tipo de carga passar raspando na Passarela da Cidade Nova… sorte que o condutor foi cuidadoso, ou teve medo de fazer besteira igual, e passou devagarzinho) Então o DNIT manda colocar mais 10 cm de asfalto sem passar a fresadora antes (economia burra), e a desgraceira tá feita…

  3. As cargas não tem nada haver elas vem com al altura certa…
    Mais devido as operações tapa buracos,nao serem feitas corretamente..acontece isso de diminuir a altura. Pois é so usar a lógica. Quando se colocar asfalto encima de asfalto,óbvio que sempre vai ficar mais alto..por isso que a altura diminui
    E acaba acontecendo esses acidentes.
    Correto é,tirar o asfalto e colocar outro e não colocar um encima do outro,para que não cause diferença na altura de um viaduto.

  4. Prefeitura e seus secretários estão perdidos, atirando para tudo que lado e não acerta nada. O quê tá falando é uma gestão séria e compromissada com os reais problemas da cidade.

  5. Prefeito pode ter sido feito por condutores não, foi feito por condutores! A area norte da cidade não recebe a mesma atenção que o Centro da cidade no qual você mais dar!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade