Feira de Santana

Centro de recuperação em Feira de Santana é alvo de operação do MP; pacientes sofriam maus-tratos

A investigação realizada pelo órgão constatou que o local, que abrigava mais de cem pacientes, não respeitava os requisitos para o seu funcionamento.

04/06/2024 às 18h15, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

pacientes centro de recuperação
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Um centro de recuperação e abrigo para idosos, localizado no povoado de Terra Dura, no distrito de Humildes, em Feira de Santana, foi alvo de uma operação do Ministério Público (MP), na tarde desta terça-feira (4). A investigação realizada pelo órgão constatou que o local, que abrigava mais de cem pacientes, não respeitava os requisitos para o seu funcionamento.

Além da ação que culminou nas irregularidades encontradas no espaço, uma liminar foi expedida pelo juizado da 2ª Vara da Fazenda Pública, para que haja o fechamento do centro de recuperação.

O portal Acorda Cidade obteve informações sobre a operação do Ministério Público com o promotor de Justiça, Audo Rodrigues. Segundo ele, as denúncias de irregularidades no centro de recuperação já estavam em investigação desde o último ano e os proprietários já teriam sido notificados sobre as condições do local.

Audo Rodrigues
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“O Ministério Público recebeu, há um tempo, denúncias de eventuais irregularidades no funcionamento de um centro de recuperação em Feira de Santana. Isso motivou a instalação de um procedimento administrativo de investigação interna no Ministério Público e que acabou por ser remetido para nossa promotoria de justiça, e no ano passado nós iniciamos as investigações. Fizemos uma inspeção inicial, foram constatadas diversas irregularidades no local, os responsáveis foram ouvidos, tiveram completa ciência de uma adequação completa pelas diversas irregularidades que foram encontradas naquele ambiente com diversos tipos de internos, o que contrariava a legislação vigente no país.”, informou.

De acordo com Audo Rodrigues, após essa operação houve uma segunda inspeção. “Ficou constatado que nada daquilo que foi solicitado, que fosse corrigido foi efetivamente posto em prática e isso demandou uma ação civil pública por parte do Ministério Público no qual obtivemos uma liminar, expedida pelo juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Feira para o fechamento do local”, disse.

Ainda na tarde desta quarta-feira (4), alguns pacientes do centro de recuperação foram conduzidos ao Complexo de Delegacias, no Bairro Sobradinho, para serem ouvidos, já que alguns dos crimes cometidos pelo atendimento do espaço estariam relacionados a maus-tratos e condições subumanas.

Complexo de Delegacias do Sobradinho
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

O promotor de justiça Audo Rodrigues, que também acompanhou as vítimas ao Complexo de Delegacias, explicou quais os procedimentos foram realizados para o fechamento do espaço, além das medidas que serão tomadas mediante ao remanejamento dos pacientes.

“O procedimento que está sendo feito é no sentido de que foram encontradas irregularidades de natureza criminal que culminaram na vinda de internos como vítimas que já foram ouvidos na Delegacia de Polícia e a delegada está ouvindo para também resolver a situação da oitiva dos responsáveis do local. Está sendo feito o procedimento de fechamento condicionado à decisão que foi emitida, principalmente no tocante a somente fechar o espaço após aqueles pacientes serem encaminhados para a sua família”, informou o promotor ao Acorda Cidade.

No caso de não possibilidade de ficarem lá, ou pacientes com distúrbios mentais irão para outros locais de competência, ou idosos para centros competentes de referência. Todo o remanejamento interno dos pacientes está contando com o apoio da Secretaria de Saúde de Feira de Santana, com todos os médicos, enfermeiros, profissionais ligados à área da saúde, para uma demanda inicial, individual de cada interno, para a averiguação das necessidades”.

Audo Rodrigues enfatizou ainda que familiares dos pacientes têm sido contatados para oferecer a assistência necessária, além de que outros órgãos estão envolvidos no processo.

“Estamos contando com o município, com o estado da Bahia, a ação não finaliza hoje porque todos os internos precisam ser remanejados. Não tem interno que será deixado na rua, ou de qualquer forma, mas todos sairão dali com uma destinação. Inclusive, muitos já manifestaram o desejo, pessoas lúcidas, que têm plena condição de verbalizar a sua condição de não querer ficar no local. A gente tem conversado com os familiares para saber o caso concreto de cada um para a partir daí as decisões serem tomadas. Inclusive, por força do mandado judicial, é que se fecha o ambiente após todos os internos serem encaminhados aos locais competentes”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. COMO É FÁCIL FALA !PESSOAS QUE Ñ SABEM O QUE É CUIDAR COM DEPEDENTES QUÍMICOS DANDO OPINIÕES MALDOSAS,PORÉM PESSOAS QUE TIVERAM FAMILIARES LÁ SEMPRE ELOGIANDO.
    MAS COM CERTEZA O PODER PÚBLICO VAI COLOCÁ-LO EM UM LOCAL COM DEPENDÊNCIA ADEQUADAS,PROFISSIONAIS QUALIFICADOS. POIS A SAÚDE EM NOSSA CIDADE É DE PRIMEIRA!
    ENTREGA AOS FALADORES E AO ESTADO ESSA RESONSABILIDADE PASTOR.

  2. Deus fez a justiça “ Pastor João e família
    Desceu pra o Presídio pra pagar tudo que fez de mau pra pessoas inocentes apenas escravos do álcool e da droga . Chegou o dia da Colheita

  3. Tive familiar lá e agradeço a Deus,.ao.pastor e equipe do Centro que fizeram o resgate desta pessoa, que não tinha esperança de vida mais. Fizeram algo que o Poder Público, que não dispõe de clínicas , muito menos para internamentos assim em que precisa de “resgate”. Para onde iríamos dependentes químicos que ainda não estavam aptos a retornar para suas casas? O Poder Público dispõe de clínicas para acolher estes grupos? Na época fizemos orçamento de resgate era caríssimo. Mas gratidão a Deus pela vida do PR João e família .

    1. Ñ sei pq qd acontece qualquer fatos vergonhosos ,dolorosos ,tristes e até assombrados em outros estados seja lá com empresários com quem for a primeira coisa que divulgam é:
      O nome é o local
      O nome é idade do indivíduo é tudo esclarecidos.
      Mas aquii em feira de santana não divulgam .
      Aquii tem a delicadeza de preservar o réu.

  4. Ontem , a Tv Subaé teve acesso as dependências do “” CENTRO DE RECUPERAÇÃO “”, as imagens não deixam dúvidas do péssimo estado do local, a má conservação dos alimentos, as acomodações etc etc etc, não resta dúvida que dói uma boa operação dos órgãos competentes.

    FAMÍLIA PÁTRIA E RELIGIÃO

  5. Esse centro de recuperação eu conheço e sei que estão falando muita mentira e injustiça a respeito do pastor, mas meu irmão ficou nesse local quase um ano e nunca vi situação nenhuma de maus tratos, minha família não pagou nada pelo tempo que meu irmão ficou lá.

    1. Provavelmente deve fazer parte dessa “instituição ilibada” pra defender uma aberração dessas. Contra fatos não há argumentos.

  6. Não é a primeira nem última vez que vão e NUNCA dar em nada!,continua tudo a mesma coisa e funcionando “normalmente “!VIVA O BRASIL

  7. Minha opinião é q feche todos e joga os internos para se abrigar nas câmaras de vereadores, deputados e Palácio da alvorada.

    1. O Centro de recuperação IDE
      Trabalho árduo o deles com muita dificuldade
      São carentes em recursos Precisam de muito apoio para continuarem se dedicando a acolhimento de dependência química de todas as idades
      Como todos centros recuperação empenham-se arduamente
      Deus abençoe aos responsáveis sinceros a ajudarem pessoas tão necessitadas em Saúde e suas Famílias Que encontrem apoio. Prosperem

  8. Meu cunhado ficou internado três meses e foi uma benção, pessoas responsáveis, o pastor e toda sua família acolheu a família e o paciente, já estive lá várias vezes e nunca vi nada que pudesse reclamar, local humilde, limpo, faziam chamada de vídeo pra minha sogra, nada a reclamar só agradecer a Deus e ao pastor por todo respeito, cuidado e acolhimento, fácil demais a justiça fechar, quero ver encaminhar esses pacientes que precisam de cuidados.

  9. Gente, mentira isso ai, meu irmão ficou nesse lugar e não temos o que reclamar, conheço varias pessoas que ficaram tbm ai, estão recuperadas e trabalhando. Muitas pessoas que não querem ficarem no Centro saem e fazem reclamações, isso é para não voltarem a ser internados. nem tudo que passa na TV é vdd, digo esse caso ai, foi experiencia que tive na família por isso estou dando minha opinião.

  10. Essa atitude é para ser feito em todos os centros que se diz de recuperação, que de recuperação não tem nada, na verdade alguns desses centros é nada mais do que um instituto de ***, todos esses pacientes que estão trancafiados dentro desses supostos centros recebe salário, e o cartão fica com o responsável pelo centro, agora imagine 100 pessoas recebendo um salário mínimo e esse dinheiro ficando nas mãos desses irresponsáveis.

    1. Por gentileza , remanejem a priori os internosExaminem a consciência de Vocês e constatem o destino em Saúde física mental e social destes internos e acompanhamento familiar
      Os centros de recuperação precisam da parceria vigilância e apoio do poder público
      Uma vez que dependência química precisa com URGÊNCIA SOCIAL como problema de SAÚDE PÚBLICA
      Muitos Centros reabilitam internos e os conduzem a exercício da cidadania
      Não só condenem
      APOIEM FISCALIZEM REINSIRAM seres humanos doentes participantes de uma sociedade carente este público de tratamento e parcerias eficazes nesta ressocialização. Deus é bom. Pode nos ajudar nossa cidade. E suas FAMÍLIAS.

      Obrigada por ouvirem um apelo. Gratidão pela vigilância. Ajudem a estes doentes em dependência química
      Bem como a quem se disponibiliza a ajudá-los
      Cooperem para as condições humanas pois bem

    2. Não é bem assim, estive no local não é o melhor. Quanto cartão ( já levei pessoas sem condições, não pediram nenhum) sei que tem prestado serviço a sociedade.

Mais Notícias

Lula em Feira

Feira de Santana

90% das políticas públicas tem o dedo do governo federal, diz Lula em Feira de Santana 

Lula ainda ressaltou que partidarismos, idealizações pessoais e políticas não devem interferir nos planos para o crescimento da cidade.

01/07/2024 às 16h54

Lula em Feira

Feira de Santana

Em Feira de Santana, Lula anuncia investimento em 1.075 novas casas do MCMV e entrega duplicação da BR-116 

A caminho de Salvador, à tarde, o presidente Luiz Inácio deve participar de uma solenidade na Arena Fonte Nova.

01/07/2024 às 15h07

Governador da Bahia fala sobre necessidade de reconstrução cultural e combate à fome

Feira de Santana

Governador da Bahia fala sobre necessidade de reconstrução cultural e combate à fome

O governador Jerônimo Rodrigues mencionou a necessidade urgente do Brasil sair do mapa da fome e a importância das ações...

01/07/2024 às 14h34

Evento de Lula

Política

"Cuidar de gente voltou a ficar na moda", diz deputado federal em evento com presidente Lula

O deputado federal, José Neto, fez um discurso junto a outras autoridades.

01/07/2024 às 13h46

2ª Caminhada em Combate à violência contra a Mulher

Feira de Santana

Secretária das Mulheres anuncia Casa de Acolhimento para vítimas de violência em Feira de Santana

Segundo informou a secretária Elisangela Araújo, a construção da Casa de Acolhimento deve iniciar ainda neste ano.

01/07/2024 às 11h16

TEL - Avenida Rio de janeiro

Feira de Santana

“Tem assalto todo dia”, diz diretor do Sintel sobre violência em frente a empresa de telemarketing

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicação do Estado da Bahia (Sintel), Gildomar Santana, foi o porta-voz dos funcionários....

01/07/2024 às 11h15

image

Rádio acorda cidade