A tradicional Caminhada do Perdão realizada pela Arquidiocese de Feira de Santana voltará a acontecer, após ficar suspensa nos anos de 2021 e 2022, em virtude da pandemia da Covid-19.
Neste ano, o evento já tem data marcada e será realizado no dia 5 de março, segundo domingo da quaresma.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o coordenador-geral da Caminhada, Pe. Júlio Santa Bárbara, pároco da Paróquia Senhor dos Passos relembrou como teve início a 1ª edição.
“A Caminhada do Perdão é realizada desde o ano de 2012. A Arquidiocese se preparava para o Jubileu de Ouro, e para celebramos estes 50 anos, nasceu a proposta da Caminhada do Perdão. Ela lembra a caminhada penitencial que acontece em Salvador, que já tem uma longa história. Na época o Pe. Pedro Júnior era o coordenador do ano jubilar e o Pe. Hipólito Gramosa foi o coordenador da Caminhada do Perdão, então em 2012 tivemos a nossa primeira edição, celebramos os 50 anos, ano passado nós celebramos os 60 aos, Jubileu de Diamantes, e a Caminhada do Perdão veio para ficar. A última edição aconteceu em 2020, mas nos anos de 2021 e 2022 não foi possível realizar por conta do tempo difícil que estávamos passando da pandemia”, explicou.
Qual objetivo da Caminhada do Perdão?
De acordo com o pároco, esta é uma das manifestações de fé, que o católico pode expressar dentro do período da quaresma.
“A Caminhada do Perdão acontece no segundo domingo da quaresma, ela tem o intuito de reunir todas as forças vivas, os batizados, os cristãos, os católicos, então é uma grande manifestação de fé dos católicos de Feira e região. Depois temos também como objetivo, celebrar o amor, a misericórdia e o perdão de Deus, lembrar que a Caminhada acontece dentro da quaresma, um tempo litúrgico forte, que nos prepara para a celebração da Páscoa do Senhor. Então só o percurso já é considerado como uma peregrinação, porque saímos da Igreja dos Capuchinhos, e seguimos até a Paróquia Senhor do Bonfim”, informou.
Nesta retomada após dois anos de pandemia, Pe. Júlio Santa Bárbara imagina uma grande presença de católicos na Caminhada.
“A Caminhada do Perdão cresceu e vem crescendo. Na primeira edição, nós tivemos uma média de 15 mil, até 20 mil pessoas. Já na última edição, estima-se que foram cerca de 30mil, então nós estamos imaginando que vamos ter um número muito grande, muito maior, pois a Caminhada do Perdão volta com mais força, muitas pessoas já estão se manifestando em saber da data, onde vende a camisa, então acredito que vamos ter uma grande adesão. Quando a gente fala igreja de Feira de Santana, a gente não se refere apenas as paróquias aqui da cidade, até porque a Arquidiocese tem 46 paróquias em Feira, e mais de 20 nas cidades vizinhas. Então a nossa Arquidiocese abrange todo este espaço, Feira e demais cidades”, informou ao Acorda Cidade.
Tema da Caminhada do Perdão
Segundo o coordenador-geral do evento, o tema está ‘conectado’ com o tema da Campanha da Fraternidade.
“A Caminhada do Perdão tem um tema muito conectado, muito ligado ao tema da Campanha da Fraternidade, que neste ano está em Marcos 6,37, ‘Dai-lhes vós mesmos de comer!'”
Programação
Às 6h30 será realizada uma missa eucarística na Igreja dos Capuchinhos, e logo após será iniciada a Caminhada do Perdão com destino à paróquia Senhor do Bonfim, Alto do Cruzeiro.
“Nós iniciamos a nossa caminhada pela Presidente Dutra, seguimos até a JJ Seabra. Dobramos ali na Igreja Senhor dos Passos, seguimos pela Olímpio Vital, com destino ao Alto do Cruzeiro, à paróquia Senhor do Bonfim”, explicou.
Onde adquirir as camisas?
Segundo o Pe. Júlio Santa Bárbara, neste momento apenas três pontos de vendas já estão disponibilizando as camisas.
“A camisa custa R$ 30 e as pessoas podem adquirir na secretaria da Igreja Senhor dos Passos, na secretaria do Arcebispado e também na Livraria Cenáculo, da paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro da Cidade Nova. Por enquanto nestes locais, mas iremos ampliar para outros pontos, mas é importante que cada paroquiano busque também informação na sua própria igreja, e dentro dos próximos dias, estaremos disponibilizando as camisas em todas as paróquias”, concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram