Uma comissão de vereadores feirenses, liderada pela presidente da Câmara, Eremita Mota (PSDB), esteve hoje (4), no Centro de Excelência de Fruticultura do Senar, em Juazeiro, norte da Bahia, para conhecer a unidade, parâmetro para a implantação de um Centro de Equideocultura, no Parque de Exposições João Martins da Silva, conforme projeto do Poder Executivo em tramitação no Legislativo.
O grupo é formado pelos vereadores Jurandy Carvalho (PL), Silvio Dias e professor Ivamberg (PT), Pastor Valdemir (PV), Emerson Minho (DC) e o ouvidor da Câmara, Franklin Dória.
Durante a visita, a comitiva pôde conhecer as instalações físicas, aulas práticas, os serviços ofertados à comunidade e as mudanças geradas no entorno após a instalação da unidade. Em cinco anos, 25 mil pessoas foram beneficiadas diretamente com cursos e aprimoramentos dos conhecimentos, além de gerar centenas de empregos diretos e indiretos.
De acordo com a diretora do Centro de Excelência de Fruticultura, Thyara Ribeiro, a unidade tem muitas missões, inclusive a de fortalecer a cadeia produtiva local – no caso de Juazeiro, a fruticultura – e de abrir novas portas de conhecimentos.
“Aqui, os 25 mil alunos aprendem muito mais que o manejo com as frutas, eles aprendem também como lidar com a cadeia produtiva”, explicou.
Thyara agradeceu a visita dos vereadores e destacou que a intenção de cada Centro é aprimorar a especialidade da região. “É um prazer receber os vereadores e saber que a nossa unidade, a primeira do Brasil, vai servir de parâmetro para a implantação de um novo Centro, que vai fortalecer a cadeia produtiva de Feira de Santana. Esse projeto não vai só transformar a educação da região, mas também a vida de pequenos produtores”, destacou.
Para a vereadora e presidente da Casa da Cidadania, Eremita Mota, a visita foi muito produtiva e acredita que esse é um equipamento muito importante para a cidade, contudo ainda há pontos que precisam ser alinhados.
“Aqui pudemos conhecer as instalações físicas e as suas diversas atividades, que não se prendem apenas à fruticultura, mas ao aprendizado e prestação de serviços à comunidade. Isso nos deixa mais tranquilos e certos que esse é um equipamento importante para o futuro de Feira de Santana, tendo em vista que vai gerar conhecimento, emprego e perspectivas de futuro para os jovens, além de evitar que famílias deixem a zona rural”, enfatizou a presidente.
Apesar da visita ter sido positiva, a presidente confirmou que haverá uma audiência pública, ainda sem data prevista, para que o Senar apresente detalhes da proposta do Centro de Equideocultura em Feira de Santana para que os vereadores mostrem as suas percepções sobre o assunto à população. A partir daí é que o projeto de cessão de três hectares do terreno do Parque de Exposições poderá ser votado.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram