Feira de Santana

Banco de Leite do Hospital da Mulher visa aumentar estoque no primeiro trimestre de 2024

Em 2023, a média mensal de doações foi de 151 litros, mas houve uma redução no número de doadoras em dezembro, para 133.

banco de leite - hospital da mulher5
Foto: Victória Seixas

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, tem estoque suficiente para suprir a demanda pelos primeiros três meses de 2024. No entanto, a unidade visa aumentar o estoque para atender a demanda crescente de leite materno.

banco de leite - hospital da mulher5
Foto: Victória Seixas

O BLH do Hospital da Mulher coleta leite materno de doadoras externas e internas. Em 2023, a média mensal de doações foi de 151 litros, mas houve uma redução no número de doadoras em dezembro, para 133.

A coordenadora do BLH, Nadja Vieira, afirma que a equipe da unidade está trabalhando para aumentar o estoque e atender a demanda crescente. “Nosso objetivo é aumentar as taxas de aleitamento materno no primeiro trimestre de 2024”, afirma.

banco de leite - hospital da mulher5
Foto: Victória Seixas

Nadja explica que a dispensação do leite depende do estoque de leite humano pasteurizado disponível na unidade. Sendo suficiente, é possível fornecer a toda a demanda que tiver. No entanto, a prioridade do leite doado são os prematuros da UTI Neonatal e casos especiais, diante de avaliação.

banco de leite - hospital da mulher5
Foto: Victória Seixas

“É fundamental manter o estoque de leite humano pasteurizado e, com isso, realizar o atendimento efetivo a todas as mães externas e incentivar as mães internadas no Hospital da Mulher”, salienta.

A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, destaca que a meta do BLH para este ano é oferecer um serviço humanizado e de alta qualidade aos pacientes, melhorando assim a taxa de aleitamento materno.

banco de leite - hospital da mulher5
Foto: Victória Seixas

“No ano passado, fizemos investimentos em equipamentos e um veículo para o BLH, para fortalecer as ações de visitas e coletas do leite materno”, afirma Gilberte Lucas.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários