Feira de Santana

Após suplementação, prefeito diz que fará 'Natal Encantado' e iluminação natalina em Feira

Segundo Colbert Martins, licitações estavam em andamento, aguardando a aprovação do remanejamento.

Sede da Prefeitura de Feira recebe iluminação especial
Foto: Vanessa Magalhães/ Secom

O prefeito Colbert Martins confirmou nesta quarta-feira (30) que a prefeitura irá realizar o Natal Encantado e autorizar a iluminação natalina. Segundo ele, as licitações já estavam em andamento, porém dependiam da aprovação dos pedidos de suplementação orçamentária entre as secretarias para dar andamento aos projetos.

“Não era uma questão da Secretaria de Cultura. O que depende da Sesp (Secretaria de Serviços Públicos), por exemplo, foi liberado agora, e o que dependia da Saúde para poder funcionar. A iluminação e a parte específica de contratações para o Natal essa daí efetivamente não cabiam. Qualquer coisa que dependia de outras secretarias dependiam. Portanto, hoje nós tivemos hoje uma soltura para poder funcionar com o que era necessário”, afirmou.

Conforme o prefeito, ele poderia colocar bandas para tocar, mas não podia ter ambulância, luz, pois tudo que dependia de outras secretarias não podiam ser pago.

“Isso tudo já está em condição e já falei com ele para a gente mobilizar o funcionamento das coisas a partir de já. A licitação já estava em andamento e agora a gente vai receber os valores. Já está liberado. A Câmara me autorizou a fazer o remanejamento em várias, e o que está faltando aqui eu trago e boto. Tudo que podia ser feito agora já foi e eu vou ver o que a gente pode agilizar a partir de hoje”, disse.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, afirmou em entrevista ao Acorda Cidade que entendeu a aprovação da suplementação de forma muito positiva.

“Essas secretarias estavam com dificuldades devido à questão da dotação orçamentária. Não é questão de recursos, porque o município tem. E sim uma questão técnica referente aos elementos da despesa. Com relação à decoração natalina, o prefeito teve uma reunião há alguns dias onde foi debatido com a empresa que presta serviço neste setor. A Secretaria de Serviços Públicos também fica à frente da parte de iluminação pública, então nesta reunião foram debatidos alguns pontos e a informação que eu tenho é de que esta empresa estaria apresentando um projeto na questão da iluminação natalina, e acredito que isso esteja já bem avançado”, afirmou.

Secretário de Cultura, Esporte e Lazer
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Quanto ao Natal Encantado, o secretário informou que estava aguardando a questão do orçamento.

“Um evento dessa magnitude nós trabalhamos junto com outras secretarias, que estavam nessa dificuldade aguardando a aprovação do orçamento. Estamos retomando esse ponto, e tomamos também como surpresa o decreto do governo do estado, que foi publicado no dia 28, onde começamos a ter na Bahia restrições com relação ao Covid. Então são pontos que estão na mesa, acende-se assim a luz amarela, para que seja feita toda essa avaliação e já estamos entrando no mês de dezembro. Sabemos que é um mês curto, em virtude dos festejos natalinos, e essas decisões realmente precisam ser tomadas com certa brevidade, mesmo porque temos aí o fornecimento de toda uma infraestrutura, a questão também de contratação de atrações e demanda um tempo para que essas ações sejam colocadas em prática. O que nos chama a atenção é porque são contratos que poderão estar sendo assinados, e isso nos traz essa questão desse decreto de restrições, que nos preocupa com relação ao que está por vir, ao comportamento que as pessoas podem estar adotando no cumprimento deste decreto”, completou.

Com informações do repórter Ed Santos e da jornalista Maylla Nunes do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram