A agência do banco Itaú da Avenida Presidente Dutra em Feira de Santana encerrará as atividades na próxima segunda-feira (3). Membros do Sindicato dos Bancários realizam uma manifestação contra o fechamento nesta quinta-feira (30) e relataram ao Acorda Cidade que o cenário é preocupante tanto para funcionários como para os clientes.
Eritan Carvalho, presidente do Sindicato dos Bancários disse que a agência será fechada após 10 anos de atividades e trará prejuízos para os clientes e comerciantes que atuam no seu entorno. Segundo ele, a informação foi dada no último mês e pegou todos de surpresa. Ele relatou que Banco Itaú faturou no ano de 2022, R$30 bilhões e o fechamento é algo injustificável. Ele frisou que embora os bancários sejam relocados para outras agências, há um cenário de incertezas muito grande. Na opinião dele, isso gera vários problemas, inclusive doenças psicossomáticas.
“Um cenário de incertezas muito grande. Até ontem os bancários não sabiam para onde iriam. Além disso, seis trabalhadores terceirizados foram demitidos. Isso é desleal e desumano com o trabalhador. Deixar pais e mães desempregados em um momento tão difícil para a sociedade. Viemos conscientizar a população de que ela faz parte desse processo e se ela não reclamar, os bancos continuarão demitindo”, afirmou.
A cliente do banco, Adélia de Oliveira, moradora da localidade da Terra Dura em Feira de Santana, comentou que mensalmente saca a aposentadoria na agência da Avenida Presidente Dutra. Segundo ela, o local é mais tranquilo e tem bom atendimento.
“Todo mês venho aqui e acho melhor que as outras agências. Infelizmente recebi essa notícia do fechamento”, lamentou.
Outra cliente do banco há 18 anos, Lélia Santos, frisou que foi pega de surpresa com a notícia do fechamento.
“Foi uma surpresa. Sou cliente há muitos anos e deveriam manter a agência aberta. Não gostei dessa notícia.”, concluiu.
O Sindicato dos Bancários informou outras 3 agências continuam em funcionamento na cidade, além da agência do Itaú Personalité.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram