Handebol de Areia

Paris 2024: Entenda o handebol de areia e confira os atletas confirmados

Descubra os jogadores de elite confirmados para o empolgante handebol de areia em Paris 2024 e confira as regras e as diferenças da modalidade na areia.

handebol de Areia
Foto: RFEBM Balonmano no Flickr

O handebol de praia, criado nos anos 80, estreará em Paris 2024 como um torneio de exibição, reunindo os melhores jogadores do mundo durante as Olimpíadas. Apesar de ainda não ser uma modalidade olímpica oficial, o esporte na areia promete emocionar o público.

A modalidade tem destaque nos jogos olímpicos e em operadores como a F12Bet, proporcionando uma experiência emocionante para os fãs do esporte durante o evento de handebol de praia nas Olimpíadas de Paris 2024.

O Brasil, maior medalhista em mundiais, chega como uma das principais atrações da competição. Nas recentes edições olímpicas, torneios de exibição de novos esportes, ainda não incluídos no calendário oficial dos Jogos, têm se tornado comuns.

O evento de apresentação do handebol de praia resulta de uma parceria entre a organização de Paris 2024 e a Federação Internacional de Handebol.

O torneio será realizado de 27 a 29 de julho, na Maison do Handball, em Créteil, a 20 km do Estádio Olímpico. Participarão três equipes com estrelas de 18 nacionalidades mistas do handebol mundial e uma da seleção francesa, nas categorias masculina e feminina.

Brasil no handebol de areia: jornada rumo à vitória

Embora o handebol de praia não esteja entre os esportes mais populares no Brasil, o país lidera o ranking de medalhas dos mundiais da modalidade, com nove ouros no masculino e seis no feminino.

Carolina Pires Militão, experiente jogadora da seleção brasileira, expressou a emoção de participar dos Jogos Olímpicos: “Acredito que o maior sonho de qualquer atleta de alto rendimento seja chegar a participar de um dos Jogos Olímpicos e comigo não é diferente. Estou realizando o meu maior sonho pessoal e profissional.”

“A gente lutou muito nos últimos anos para desenvolver essa modalidade. A minha mãe Cinthya Piquet foi uma das atletas que chegaram isso lá atrás, há mais de 13 anos, foi campeã mundial e eu me inspirei muito nela e hoje estou de representá-la também. Fico muito feliz por isso”, disse a atleta, destacando a importância desse momento para sua carreira e para o esporte no país. Confira os participantes brasileiros em Paris 2024:

 Feminino

  • Patrícia Scheppa
  • Carolina Pires Militão
  • Renata da Silva Santiago
  • Nathalie Souza Guedes de Sena

 Masculino:

  • Gil Vicente de Paes
  • Bruno Carlos de Oliveira
  • Thiago de Oliveira Barcelos

Como funciona o handebol de praia

O handebol de praia distingue-se da modalidade em quadra. Nas areias, o contato físico entre oponentes é minimizado, ao contrário do que ocorre naturalmente na quadra. Somente quatro atletas participam da partida, dividida em dois tempos de 10 minutos, com um intervalo de 5 minutos.

A contagem de gols no handebol de praia é separada por período, semelhante a um set de vôlei. Três situações podem valer dois pontos: gols com controle da bola no ar, tiros de seis metros e gols de goleiro. Em caso de empate, a decisão do vencedor ocorre da seguinte maneira:

Em caso de empate durante um dos tempos, aplica-se o (Golden Goal), onde a equipe que marcar primeiro vence a parcial. Se, após os dois tempos, o placar estiver em 1 a 1, a vitória será decidida de forma semelhante à cobrança de pênaltis do futebol.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram