Esporte

Dez anos do 7 a 1: interesse de alemães pelo jogo histórico é cinco vezes maior do que o de brasileiros

Foi checado o volume de buscas no Google por oito palavras-chaves referentes à partida histórica, entre junho de 2020 e maio de 2024.

Placar jogo Brasil e Alemanha 7 a 1 resultado de jogos
Foto: Divulgação

Dez anos se passaram desde a goleada de 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil, pela semifinal da Copa do Mundo de 2014, e parece ser impossível para os brasileiros se esquecerem da derrota histórica. Levantamento do Bolavip Brasil revela, porém, que no caso do massacre no Mineirão, a máxima de que quem apanha se lembra mais do que quem bate não se aplica: são os alemães os torcedores que possuem maior interesse pelo jogo, uma década depois.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

Metodologia

Foi checado o volume de buscas no Google por oito palavras-chaves referentes à partida histórica, entre junho de 2020 e maio de 2024, período em que o dado é disponibilizado pelo site. Foram comparadas as buscas realizadas no Brasil e na Alemanha.

Interesse quase 5 vezes maior

O levantamento do Bolavip Brasil descobriu que o interesse dos alemães pelo 7 a 1 no período pesquisado foi de aproximadamente 10.800 buscas. Já os brasileiros usaram o Google para ir atrás de conteúdo sobre o resultado cerca de 2.200 vezes. Um interesse 4,9 vezes maior.

A diferença no volume de buscas chama ainda mais atenção quando considerada a população dos dois países e o percentual da população com acesso à internet. As buscas pelo 7 a 1 são mais volumosas na Alemanha, que tem uma população de 83,8 milhões de pessoas, com 91,6% da população conectada à rede mundial de computadores. No Brasil, estima-se que 80,5% da população esteja online, de um total de aproximadamente 215,3 milhões.

No fim, a busca no Google pelo 7 a 1 é maior entre os alemães, mesmo com cerca de 76,7 milhões de pessoas online, contra 172,2 milhões de brasileiros na internet, aproximadamente.

Piores que o Brasil na década

Ajuda a explicar o interesse maior dos alemães o fato de que a campanha no Brasil foi o último momento de brilho da seleção europeia no futebol. Desde então, a equipe acumula decepções em mundiais (foi eliminado na fase de grupos em 2018 e 2022) e nas Eurocopas (na edição deste ano, foi derrotado em casa para a Espanha ainda nas quartas de final). Conquistou apenas a Copa das Confederações de 2017.

O levantamento do Bolavip Brasil descobriu também que desde o fatídico 7 a 1, o rendimento da seleção da Alemanha foi consideravelmente inferior ao da seleção brasileira. Foram 126 partidas dos alemães, com 60 vitórias, 30 empates e 28 derrotas, um aproveitamento de pontos de 55,5%.

Já a seleção brasileira, que no mesmo período foi campeã da Copa América de 2019, disputou 125 jogos. O aproveitamento do Brasil é de 74,1%.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Falando sério

Rapaz… . Perda de tempo retada essa reportagem! Quem é que quer ficar lembrando derrota?