Feira de Santana

Prefeitura inaugura Escola Municipal dentro de residencial no bairro Mangabeira

A nova unidade escolar tem capacidade para 500 estudantes.

Inauguração de Escola
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana inaugurou na manhã desta quarta-feira (19), a Escola Municipal Profa. Luiza Carmo de Jesus, dentro do Residencial Alto do Rosário, no bairro Mangabeira.

A nova unidade escolar tem capacidade para 500 alunos, em dois turnos, e é completamente adaptada para pessoa com deficiência.

Inauguração de Escola
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em um espaço amplo, estão distribuídas seis salas de aula arejadas e com ar condicionado, biblioteca, laboratórios, cozinha, refeitório e sanitários. Além de um bloco administrativo, com sala de professores, diretoria e secretaria.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o prefeito Colbert Martins informou que uma creche já existe na região, e agora os moradores do bairro Mangabeira são beneficiados com mais uma unidade escolar.

Inauguração de Escola
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Aqui do lado nós temos uma creche para crianças de 2 aos 5 anos de idade, que possui 180 crianças. Então é uma creche com tempo integral, a criança depois que cresce já sai dessa creche e já vem aqui para o lado no Alto do Rosário, que é esta Escola Professora Luiza Carmo, uma homenagem que nós fazemos a uma professora que nasceu e viveu em uma família com tantas dificuldades, mas a única maneira dela superar tudo isso, foi com os estudos. Ela foi professora da rede municipal, e hoje homenageamos a professora nesta escola como um grande exemplo de superação”, disse.

Ainda de acordo com Colbert Martins, mais 34 unidades de educação estão em fase de obras no município.

Inauguração de Escola
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Hoje nós temos 34 obras em andamento, semana passada tivemos a autorização de mais cinco, inclusive no distrito de Jaguara, então são várias obras em andamento, até porque hoje são mais de 55 mil crianças em nossa rede escolar. Cresceram cinco mil depois da pandemia, e no ano que vem, certamente vamos ter um número maior. Estamos recebendo estudantes da rede estadual, que é a rede primária, e estamos nos adequando, não só com a construção e ampliação, mas também com sinal de internet, equipamentos como computadores e luz, que é até um pedido que a Coelba possa aumentar a oferta de iluminação para essa área”, afirmou.

Ainda segundo o gestor municipal, cerca de 3 milhões foram investidos na construção da escola.

Inauguração de Escola
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, a secretária municipal de Educação Anaci Bispo Paim, enfatizou a possibilidade da redução de deslocamentos, tanto dos pais, quanto dos estudantes.

“Inicialmente nós estamos aqui com dois turnos, matutino e vespertino com a concentração das atividades do primeiro ao quarto ano. No próximo ano, nós vamos estar ofertando os dois turnos integrais, do primeiro ao quinto ano, atendendo aí toda a comunidade. Aqui do lado nós temos um Centro Municipal Integrado de Educação Infantil que atende dos 2 aos 5 anos de idade, e que já vai atender dos 6 aos 10. Nós estamos fazendo uma planilha e cadastro de uma área para que os alunos possam ficar até os 14 anos. Então ele sai de uma creche e já passa para uma escola, um prédio vizinho, o que é de suma importância para a comunidade, porque gera um conforto para os estudantes, não tem mais a preocupação dos pais com relação ao deslocamento para áreas mais centrais, são escolas bonitas e que atendem a todas as condições aqui no próprio bairro”, afirmou.

Inauguração de Escola
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ao lado da nova escola, uma quadra esportiva ainda está sendo construída. De acordo com Anaci Paim, o mesmo equipamento também está em andamento com outras unidades.

“Esta é uma quadra interna, ainda não foi concluída, porém nós precisávamos liberar a escola para funcionar, então deixamos a obra da quadra separada para conclusão, é uma quadra coberta que irá permitir que os alunos tenham todas as condições de uma atividade de esportes já sendo desenvolvidas. Nós compramos materiais de vôlei, basquete, futebol, handebol, e tudo isso será entregue junto com a quadra. No próximo dia 27 de julho, nós teremos uma licitação aberta com 21 novas quadras em mais escolas diferentes, onde possuem áreas, nós estamos fazendo. Este um equipamento muito importante para socialização, desenvolvimento e potencializar o aluno”, concluiu.

Inauguração de Escola
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Inauguração de Escola
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram