Educação

Jovem da zona rural de São Gonçalo dos Campos tira 900 pontos na redação do Enem e sonha em cursar Psicologia

A nota da redação foi uma surpresa para Crislane, já que o exame teria sido feito apenas como experiência.

Jovem da zona rural de São Gonçalo dos Campos tira 900 pontos na redação do Enem e sonha em cursar Psicologia

Para quem deseja ingressar em uma Universidade, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é a porta de entrada para as instituições públicas ou privadas do país. E, para garantir essa entrada, não há nada melhor do que se destacar na prova.

Mas, para alcançar esse objetivo, é preciso uma rotina de estudos e muita força de vontade. Esse foi o caso da estudante Crislane Silva Alves, de 18 anos. A jovem, que formou-se no ensino médio em 2023 e estuda em casa, na zona rural de São Gonçalo dos Campos, alcançou a nota 900 na redação do Enem e já está na expectativa para ingressar na universidade.

Em conversa com o Acorda Cidade, Crislane contou sobre a sua rotina de estudos e o apoio da família no incentivo a novos aprendizados.

“O ambiente onde eu moro é um ambiente tranquilo, ajuda a me concentrar em meus estudos. Completei o terceiro ano do ensino médio no ano de 2023. Minha rotina de estudos para o Enem foi, além de me dedicar na sala de aula pela manhã, reservar as tardes para estudar os possíveis assuntos do exame. Além disso, assistia a videoaulas, treinava redações de diferentes temas, e a minha maior dificuldade foi reservar um tempo da minha rotina, que já é bastante corrida, para estudar e manter a constância em meio ao cansaço, mas com o tempo eu fui me acostumando. O apoio da minha família foi o que me incentivou mais e mais. Eu não trabalho fora, eu cuido das obrigações de casa”, destacou.

Jovem tira 900 na redação do Enem
Foto: Arquivo Pessoal

A nota da redação foi uma surpresa para Crislane, já que o exame teria sido feito apenas como experiência.

“Até hoje ainda eu não acredito porque foi algo que eu não esperei mesmo. E é isso. Eu não esperava, mas com meus estudos eu consegui, graças a Deus. E é isso, bola pra frente. Nas outras disciplinas do Enem, eu não fui muito boa, porque eu dediquei a maior parte do meu tempo para redação. Então, não fui tão legal, por esse motivo, em ter me dedicado mais para redação. Pretendo estudar mais e mais para poder alcançar a minha meta, a meta que eu desejo, que é, lá no futuro, eu ter uma vida melhor. E pra isso, preciso dos meus estudos”.

Jovem tira 900 na redação do Enem
Foto: Arquivo Pessoal

O próximo passo de Crislane é torcer para ingressar no curso dos sonhos, Psicologia. A jovem ainda aproveitou para deixar um conselho aos estudantes que também sonham com uma nota positiva no Enem.

“Primeiro eu quero conseguir passar em uma faculdade. Quero psicologia, é uma área que eu me identifico, porque eu gosto de escutar as pessoas. E eu me identifiquei bastante, e é isso que está me levando a querer essa profissão no futuro. O conselho que eu dou para as outras pessoas que buscam sucesso nos estudos, é que não desistam. Se você quer, você tenta e você consegue. Porque eu mesma decidi fazer o Enem, mas por experiência, e não esperava essa nota. Foi tanto que no dia que eu soube, eu fiquei super surpresa, me tremia muito”, concluiu.

Como ajudar

Quem quiser contribuir com os estudos de Crislane Silva Alves, pode realizar a doação através da chave PIX: (75) 99963-1472.

Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
41 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários