Bahia

Ministro diz que investigações das 30 mortes em operações da PM serão acompanhadas

Mortes nas ações aconteceram entre 28 de julho e 4 de agosto, em diferentes cidades.

Armas
Foto: Divulgação/SSP-BA

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, disse no sábado (6) que acionou a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos para acompanhar 30 mortes em diferentes confrontos com policiais militares, na Bahia.

A informação foi divulgada pelo ministro no sábado (5). Segundo o ministro, intervenções policiais que resultam em números expressivos de mortes “não são compatíveis com um país que se pretende democrático e em consonância com os Direitos Humanos”.

O g1 entrou em contato com o Governo da Bahia e aguarda posicionamento sobre o caso.

As 30 mortes em operações policiais aconteceram em um espaço de uma semana, entre 28 de julho e 4 de agosto. Veja abaixo a cronologia dos fatos:

  • SALVADOR: SEXTA-FEIRA (4)

Cinco homens morreram durante confronto com policiais militares, na madrugada de sexta-feira (4), no bairro do IAPI, em Salvador. Segundo a Polícia Civil, policiais militares foram acionados por moradores após a presença de homens armados na Avenida Peixe. Depois de atingidos, os suspeitos foram levados para o Hospital Geral Ernesto Simões Filho, onde eles não resistiram.

  • SALVADOR: QUARTA-FEIRA (2)

Um homem morreu durante um confronto entre um grupo armado e policiais militares, na tarde de quarta-feira (2), no bairro do Arenoso, em Salvador. Com ele, a PM teria encontrado um revólver e munições de calibre 38, além de cocaína.

SALVADOR: SEGUNDA-FEIRA (31)

Quatro pessoas morreram na segunda (31), na região de Jaguarari, em Salvador. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos foram socorridos e levados para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiram aos ferimentos. Com elas, foram encontradas uma submetralhadora, três pistolas e diversas drogas. As aulas das escolas municipais do bairro de Cosme de Farias, onde fica a localidade, foram suspensas.

  • ITATIM: DOMINGO (30)

No domingo (30), seis homens e duas mulheres morreram em Itatim, a cerca de 200 km da capital. A PM afirmou que cinco eram foragidos. As armas apreendidas eram exibidas nas redes sociais.

CAMAÇARI: SEXTA-FEIRA (28)

Na sexta (28), sete homens morreram em um confronto com a PM em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo a polícia, eles tinham envolvimento com o tráfico e iriam atacar um grupo rival.

Fonte: g1 Bahia

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram