Operação El Patron

Mesa Diretora da AL-BA é notificada pelo Ministério Público para manifestação sobre "Caso Binho Galinha"

A mensagem do Ministério Público deve acelerar então a instalação da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Deputado binho galinha
Foto: Max Haack / Bahia Notícias

De volta ao plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) após ausência na Casa, o deputado estadual Binho Galinha (PRD) deve ver o avanço na apuração de seu caso na AL-BA. Ao Bahia Notícias, parceiro do Acorda Cidade, o deputado estadual Samuel Jr. (Republicanos) confirmou que a Mesa Diretora já recebeu a notificação para manifestação sobre o caso.

“Existe uma notificação do Ministério Público. Fomos citados”, disse. Primeiro o órgão deu ciência à Casa sobre o processo e, alguns dias depois, encaminhou um pedido de posicionamento sobre a situação.

Binho Galinha é considerado alvo da Operação El Patron, deflagrada, em Feira de Santana. A ação cumpriu 10 mandados de prisão preventiva, 33 mandados de busca e apreensão, bloqueio de bloqueio de R$ 200 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de 40 propriedades urbanas e rurais, além da suspensão de atividades econômicas de seis empresas.

A mensagem do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), setor do Ministério Público, que atua no caso, deve acelerar então a instalação da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Informações obtidas pelo Bahia Notícias nos bastidores da Assembleia dão conta que Marcinho Oliveira irá deixar a liderança do União Brasil, deixando à cargo do deputado Sandro Régis (União), assumindo a missão de conduzir o colegiado. O próprio líder da oposição, deputado estadual Alan Sanches (União) acredita que se faz necessária a reinstalação do Conselho de Ética na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para apurar esse tipo de caso.

O presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), durante o pequeno expediente da sessão da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), da última terça-feira (27), alertou os líderes para indicarem os integrantes para a Comissão de Ética da Casa, cabendo cinco para a Maioria, dois para Minoria e um para o Bloco Independente. A comissão deve ser instalada na próxima semana.

Fonte: Bahia Notícias, parceiro do Acorda Cidade

Leia também:

Saiba quem é o assessor do deputado Binho Galinha preso durante Operação El Patron da PF

PF prende em Feira de Santana assessor de Binho Galinha; foragido é investigado na operação El Patron

Binho Galinha diz que todos os questionamentos sobre Operação serão esclarecidos

“Entrego nas mãos de Deus”, diz Josafá sobre possibilidade de assumir mandato de Binho Galinha

Clima na Assembleia é de cassação do mandato de Binho Galinha

Trio de PMs envolvidos com grupo criminoso do ‘Jogo do Bicho’ é preso durante ação da SSP, PF, MP e Receita Federal

6 pessoas já foram presas em operação contra grupo miliciano e envolvimento no jogo do bicho

Deputado estadual é alvo de operação da Polícia Federal em Feira de Santana

Polícia Federal deflagra operação contra grupo miliciano, jogo do bicho, agiotagem e receptação

AL-BA diz que não foi informada sobre operação da PF contra deputado Binho Galinha

Advogado de esposa e filho de Binho Galinha, alvos de operação, diz que processo ocorre em sigilo

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram