Saúde

Governador da Bahia critica prefeito de Feira de Santana

O governador mencionou a recente promessa do prefeito Colbert Martins de construir um novo hospital municipal.

Governador Jerônimo Rodrigues no lançamento do programa Bolsa Esporte
Governador Jerônimo Rodrigues no lançamento do programa Bolsa Esporte | Foto: Sérgio Di Sales

Durante a coletiva de imprensa no evento de abertura dos programas Bolsa Esporte e FazAtleta em Salvador, realizada nesta quarta-feira (26), o governador Jerônimo Rodrigues fez críticas ao prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, ao abordar os problemas na saúde pública da cidade.

O governador falou sobre uma visita da secretária de Saúde, Roberta Santana, ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e a preocupante situação encontrada.

“A secretária de saúde Roberta Santana visitou ontem à tarde o HGCA e falou da situação. Nós temos o maior hospital público de alta complexidade do Norte e Nordeste, que é o Clériston do Andrade, com uma vasta quantidade de leitos, UTIs e serviços. Mas, se o poder executivo municipal não fizer sua parte, vamos continuar vendo os corredores da entrada cheios de pessoas, como a secretária presenciou ontem”, afirmou o governador.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

O governador destacou que muitos casos atendidos no HGCA e em outros hospitais da região deveriam estar sendo tratados em unidades de pronto atendimento (UPAs) ou unidades básicas de saúde (UBSs).

“No Hospital de Alagoinhas, no Hospital de Feira e em alguns hospitais de Salvador, de 60% a 80% dos casos deveriam ser tratados numa UPA ou UBS, mas acabam sobrecarregando os hospitais de alta complexidade”, criticou.

Ao Acorda Cidade, ele exemplificou como problemas simples podem se agravar devido à falta de atendimento adequado nos primeiros níveis do problema.

“Se a pessoa não trata uma dor de barriga no início, ela se complica e depois vira um caso de UTI. Se a pessoa desloca um dedo e não é cuidada, também vira um caso de UTI”.

O governador destacou também a necessidade de atuação do Ministério Público para que cobre dos municípios o cumprimento de suas responsabilidades.

“Temos um SUS, e há uma lei que define as responsabilidades dos municípios, estados e da União. Tenho tido boas parcerias com muitos prefeitos, mas em alguns municípios, não vemos reciprocidade. Espero que o Ministério Público possa atuar nessa frente”, enfatizou.

Referindo-se a Feira de Santana, ele mencionou a recente promessa do prefeito Colbert Martins de construir um novo hospital municipal.

“Foi anunciado pelo prefeito um novo hospital municipal, há poucos meses da eleição, mas eu não estou contra, eu espero que o prefeito de Feira de Santana construa um hospital e faça funcionar”, disse o governador Jerônimo.

Pela jornalista Iasmim Santos com informações do repórter Sérgio Di Salles.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram