Dilton e Feito

Câmara vota nesta terça (11) convocação de Rui Costa para depor à CPI do MST

Convocação do ministro da Casa Civil foi feita novamente pelo deputado federal Ricardo Salles (PL-SP).

Rui Costa
Brasília (DF) 22/03/2023 O ministro da Casa Civil, Rui Costa, participa do programa Voz do Brasil. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O nome do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), está entre os listados para convocação a prestar depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A convocatória será votada na tarde de terça-feira (11), durante sessão do colegiado, na Câmara dos Deputados.

O pedido para convocação do ministro foi feito pelo deputado federal Ricardo Salles (PL-SP). No texto em que pede o comparecimento de Rui, o parlamentar relembra a atuação de Costa como governador da Bahia, e diz que “durante seu mandato como governador do Estado da Bahia não empreendeu esforços para impedir atos de invasões de terra nem para garantir a propriedade privada.”

De acordo com Salles, o governo Lula (PT) contribuiu para “o retorno do terror no campo”, e o deputado aponta um crescimento no número de invasões dos integrantes do MST nas fazendas rurais.

“Por outro lado, o atual governo parece ser conivente com as invasões, seja por se associar a seus líderes, seja por indicar gestores, em vários níveis, ligados àqueles que promovem invasão”, afirma outro trecho do documento.

O deputado ainda espera que, caso aprovem a convocação, ela seja feita no mês de agosto. Também foram convocados a prestar depoimento na CPI do MST: o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Gonçalves Dias e o presidente Suzano, empresa de Papel e Celulose, Walter Schalka.

Além do pedido de Salles, o nome de Rui Costa já havia sido pedido para convocação como testemunha pelo deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES). A solicitação do parlamentar leva em conta “as ações do MST e as medidas de reintegração de posse de terras invadidas no estado da Bahia”.

Fonte: Bahia.ba

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram