Feira de Santana

Dia do Idoso é comemorado com muitas atrações em Feira de Santana

O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Ney Silva

O Dia do Idoso comemorado nesta terça-feira (1) foi marcado por vários eventos, incluindo danças e outras manifestações culturais. As apresentações ocorreram no estacionamento em frente a prefeitura. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A presidente do conselho, Cacilda Miranda explica as conquistas alcançadas até agora.

“Somos a primeira cidade do interior da Bahia que tem uma sede própria para os idosos, que é o centro de convivência. Temos uma geriatra atendendo a população que é mais prioritária, a partir dos 80 anos. Temos um fundo municipal do idoso totalmente regulamentado recebendo apoio de empresas na questão da declaração do imposto de renda para atender as necessidades das entidades que trabalham com idosos, temos cinco instituições de longa permanência, temos três centros de convivência, diversas associações que trabalham com esse segmento, 15 Cras desenvolvendo o trabalho de fortalecimento de vínculo com a pessoa idosa, temos uma política municipal do idoso, temos uma universidade aberta da terceira idade com mais de 800 idosos inscritos, temos uma associação cultural das pessoas idosas e tudo isso são conquistas”, ressaltou.

A enfermeira referência da saúde do idoso pela secretaria municipal de saúde, Isabela Machado, afirma que esse evento é importante para chamar a atenção para a qualidade de vida que o idoso tem que ter. Ela destaca a união dos órgãos públicos em benefício do idoso.

“As secretarias do município uniram forças para organizar o melhor evento para a população idosa do nosso município. A secretaria de saúde é parceira e estou na comissão organizadora desse evento. Estamos participando com nossos profissionais, nossos idosos que participam de grupo de idosos das nossas unidades básicas e amanhã o evento será no Parque da Lagoa, onde se encontra a academia de saúde do município, então a gente vai ter um grande evento. O idoso precisa estar socialmente envolvido com atividades, precisa estar ativo para que ele tenha qualidade de vida e saúde”, afirmou.

A advogada Aline Goes, que é integrante da comissão do idoso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também participou do evento. Ela destacou a participação da comissão. “A gente está fortalecendo a nossa rede, o poder público, juntamente com a sociedade, com a justiça. Estamos aqui para defender o direito da pessoa idosa”.

O prefeito Colbert Martins Filho destacou que o município tem leis de apoio aos idosos. “O município tem política para idosos. O respeito aos idosos é extramente importante e Feira de Santana respeita as leis. Todas as formas que estão ao nosso alcance são feitas para garantir os direitos dos idosos. Todas as instâncias possíveis para garantir esses direitos”, disse.