Mês de janeiro

Comandante do CPRL e titular da DH analisam redução de mortes violentas em Feira

As polícias Civil e Militar de Feira de Santana destacam o trabalho conjunto entre as duas instituições

Daniela Cardoso

Com uma redução de 32,25% do índice de homicídios em janeiro de 2019, em comparação ao mesmo período no ano passado, as polícias Civil e Militar de Feira de Santana destacam o trabalho conjunto entre as duas instituições e reforçam que o trabalho em busca de reduções ao longo do ano deve continuar.

O coronel Luziel Andrade, comandante do Policiamento Regional Leste (CPRL), fez uma avaliação positiva, mas destacou que a polícia não vai se acomodar. “O primeiro semestre de 2018 foi negativo, principalmente os meses de janeiro e junho, e após o mês de julho, já no segundo semestre, modificamos a forma de operacionalizar o combate e graças a Deus a gente conseguiu êxito, tanto que se você avaliar, nós tivemos redução cinco meses seguidos, de setembro a janeiro. É muito bom a gente começar o ano positivo, porque no ano passado nós começamos ao contrário. Isso é motivo pra gente potencializar uma parceria com a Polícia Civil, buscando novos recursos de apoio”, destacou.

O coronel Luziel Andrade falou ainda sobre as imagens das câmaras do centro da cidade, que agora vão chegar até a Cicom, ajudando no combate ao crime. “Só conseguimos isso agora, já vínhamos trabalhando há bastante tempo, com dificuldade, mas conseguimos superar e esse equipamento já estará disponível. Agora partimos para um segundo momento, que é dar um apoio maior ao Cicom, que tem como nos ajudar muito no combate à violência”.

Para fevereiro, o coronel destacou que a polícia vai manter o trabalho que já vem sendo desenvolvendo. “Fevereiro é um mês atípico, no final do mês acontece o carnaval de Salvador, mas mexe com todo o interior e toda a estrutura. Nós estamos trabalhando nesse planejamento, com essa operação. De qualquer forma o trabalho vem dando resultado, que é você catalogar o local onde acontece um fato e identificar o mais rápido possível os elementos envolvidos, a exemplo de uma situação em Amélia Rodrigues que já vinha sendo monitorada, então felizmente a gente consegue alcançar um resultado positivo”, disse.

O delegado Fabrício Linard, titular da Delegacia de Homicídios, também fez uma avaliação da redução de assassinatos na cidade. “Tratando apenas de homicídios, nós tivemos 21 em Janeiro de 2019. No mesmo período no ano passado, foram 31 ocorrências. O homicídio isolado representa redução de 32,25%, quase que um terço a menos de ocorrências em Janeiro de 2019, comparando com janeiro de 2018. Já considerando os CVLIs, que são os crimes violentos letais intencionais, que englobam os latrocínios, no ano passado nós tivemos 3 ocorrências, foi um mês atípico do ponto de vista do latrocínio, totalizando 34 ocorrências. Nesse ano de 2019, em janeiro, foi apenas 1 ocorrência. Então de 34 CVLIs no ano passado, caiu para 22, foram 12 ocorrências a menos e mais de 35 % no número de CVLIs. É um bom porcentual de 12 vítimas de diferença do ano passado. 12 vidas preservadas e continuamos nessa meta de tentar manter essa parceria com a Polícia Militar, focados sempre na redução dos homicídios”, afirmou.

Leia também: Cai número de homicídios em Feira de Santana em janeiro de 2019

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade