Em mais uma iniciativa voltada à capacitação profissional e diversidade no ambiente de trabalho, a Acelen está lançando um programa Jovem Aprendiz exclusivo para mulheres. Com a iniciativa, a empresa abre mais uma frente de oportunidade para ampliar o espaço ocupado por trabalhadoras no setor de refino.
Hoje, elas já representam quase um quinto do quadro de colaboradores da refinaria. Como parte do programa, será oferecido um curso gratuito, em parceria com o Senai, em técnico de petroquímica, exclusivamente para elas e com duração de dois anos, preparando-as para o mercado de trabalho.
Ao todo, serão 40 vagas para residentes das cidades de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Catu e Ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos.
As inscrições começaram na quarta-feira (1º). Para participar do processo seletivo, é preciso ter entre 18 e 21 anos, ensino médio completo, morar em um desses municípios e se inscrever até 15 de março, mandando e-mail para [email protected], com “Jovem Aprendiz” no assunto e currículo em anexo.
De acordo com o vice-presidente de Recursos Humanos da Acelen, João Raful, ter maior participação das mulheres no ambiente industrial é inerente ao mercado do futuro. Na refinaria, elas já representam 18% dos colaboradores, algo, segundo ele, ainda muito incomum no setor.
“Pretendemos aumentar esse número cada vez mais. A Acelen quer ser protagonista na indústria 4.0 e ser uma empresa inclusiva é parte essencial nesse desenvolvimento. Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na nossa refinaria. Elas fazem a diferença em qualquer lugar, com segurança, qualidade e comprometimento”, frisou o executivo.
Promovido em parceria com o Senai o curso para Técnico de Petroquímica é composto por quase 3 mil horas de aula, entre conteúdo teórico e atividades práticas, com previsão de conclusão em fevereiro de 2025. A jornada diária será de quatro a oito horas, dependendo da fase do curso, que será realizado na sede do Senai de Candeias e na refinaria.
Parceria –– Com o objetivo de proporcionar, atrair e incentivar o desenvolvimento na Bahia, a Acelen já firmou outras parcerias com o Senai Bahia. Em abril de 2022, a empresa assinou um contrato de R$ 8,6 milhões para a realização de cursos inéditos e pesquisas voltadas para o setor de refino e eficiência hídrica. Foram 380 vagas para Qualificação Profissional de Operador de Refino de Petróleo e para manutenção. Desse total, 340 participantes já concluíram.
Já os investimentos em pesquisa são voltados para inovação e tecnologia na indústria 4.0, com foco no desenvolvimento de soluções de grande impacto na competitividade industrial e eficiência no uso dos recursos naturais.
Acender — As iniciativas para formar e qualificar o novo profissional do refino não param por aí. Também no ano passado, a Acelen implantou o Acender — Centro de Excelência em Educação Acelen, com investimento de mais de R$ 12 milhões.
Exclusivo para colaboradores, o espaço foi criado com o objetivo de ampliar o quadro de colaboradores e qualificar ainda mais quem já está na empresa, “valorizando as pessoas dispostas a crescer conosco”, destacou Raful. Mais de 250 novos operadores já foram formados.
SERVIÇO
Programa Jovem Aprendiz – Acelen
Oportunidade: 40 vagas exclusivas para mulheres em curso gratuito de técnico de petroquímica.
Perfil: mulheres, de 18 a 21 anos, com ensino médio completo, residente de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Catu, Ilhas de Maré, Frades ou Bom Jesus dos Passos.
Inscrição: enviar e-mail até 15/03 para [email protected], com “Jovem Aprendiz” no assunto e currículo anexo.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram