Bahia

Governo dialoga com lideranças indígenas sobre reintegração de posse no sul da Bahia

A escuta às lideranças foi focada na decisão judicial do TJBA para uma possível reintegração de posse em Santa Cruz Cabrália.

Governo dialoga com lideranças indígenas sobre reintegração de posse no sul da Bahia
Foto: Ascom/SJDH

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH recebeu, na terça-feira (28), lideranças da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do sul e extremo sul da Bahia – Finpat. A escuta às lideranças foi focada na decisão judicial do Tribunal de Justiça da Bahia – TJBA para uma possível reintegração de posse de uma área localizada em Santa Cruz Cabrália, sul da Bahia. Segundo ofício e relatos, a reintegração está prevista para o dia 4 de junho.

Governo dialoga com lideranças indígenas sobre reintegração de posse no sul da Bahia
Foto: Ascom/SJDH

As lideranças foram recepcionadas por Danielle Rebouças, Maurício Souza e Marcelo Arouca, gestores da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos – SUDH/SJDH; e por Jerry Matalawê e Fábia Carvalho, ambos da Superintendência de Políticas para Povos Indígenas da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).

Durante a escuta, as lideranças relataram conflitos ocorridos na região, devido a essa possível reintegração de posse. Também solicitaram apoio da SJDH para acompanhamento da agenda.

Governo dialoga com lideranças indígenas sobre reintegração de posse no sul da Bahia
Foto: Ascom/SJDH

Os gestores da SJDH e da Sepromi ouviram os relatos e estão dando encaminhamentos devidos e acompanhando o caso com órgãos da esfera de governo e do sistema de justiça. De acordo com as lideranças presentes, a Comunidade é composta por 65 famílias indígenas, formadas por mulheres, homens, crianças e idosos, que garantem a subsistência através da agricultura.

Outras agendas

Além da escuta sobre o conflito, as lideranças aproveitaram o ensejo para agradecer o apoio da SJDH, através da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Sudef, no ‘I Encontro Regional e Interinstitucional de Políticas para Indígenas com Deficiência’. Realizado na quarta e quinta-feira (22 e 23 de maio), o encontro aconteceu na Aldeia Reserva da Jaqueira, localizada na Terra Indígena Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália.

Com a participação de 130 pessoas, o debate teve o objetivo de dialogar sobre as ações voltadas para a promoção e defesa dos direitos do segmento, levando em consideração as necessidades dos povos indígenas, tendo como destaque o enfrentamento ao capacitismo e outras violações. O encontro surgiu a partir da experiência das Caravanas de Direitos Humanos nos territórios, realizadas nas Aldeias de Barra Velha, em Porto Seguro, e Truká Tupan, em Paulo Afonso, no ano passado.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram