Música baiana

Feirenses Rachel Reis e Russo Passapusso brilham no Prêmio Multishow 2023; 4 baianos trazem prêmios para o estado

Ivete Sangalo, ÀTTØØXXÁ e Oh Polêmico estendem a lista dos baianos no Prêmio Multishow 2023.

Rachel Reis, Russo Passapusso, Léo Santana e Simone Mendes
Rachel Reis, Russo Passapusso, Léo Santana e Simone Mendes

Na noite do Prêmio Multishow 2023, Carlinhos Brown, Russo Passapusso do BaianaSystem, Léo Santana, Caetano Veoloso, Rachel Reis, Simone Mendes e Melly brilharam no palco, trazendo a essência vibrante da Bahia para o evento. A celebração se estendeu até a madrugada de quarta-feira (8).

A apresentação teve início com Carlinhos Brown cantando “Quixabeira”, acompanhado por um grupo de bailarinos. Em seguida, o BaianaSystem entrou em cena, mantendo a festa com o ritmo pulsante de “Duas Cidades”.

O vocalista do grupo, o feirense Russo Passapusso, não apenas comandou o hit, como também prestou uma breve homenagem a Marielle Franco e Mestre Moa do Katendê. Já a também feirense Rachel Reis (ouça aqui a entrevista ao Acorda Cidade) encantou o público com a performance entoando “Beija-flor”, um clássico da Timbalada que marcou para sempre o Carnaval de Salvador.

Rachel concorreu ao prêmio na categoria MPB do Ano ao lado de Gilsons, e Mulú, com a canção Bateu. A vencedora, porém, foi no Templo da Intolerância, de Elza Soares.

O BayanaSystem concorreu na dobradinha com o Olodum, o prêmio de Show do Ano. A indicação veio após a apresentação do Olodum Baiana no Festival de Verão Salvador. A vencedora foi Ludimiilla (Nuamanice 2023).

Ivete Sangalo, ÀTTØØXXÁ e Oh Polêmico estendem a lista dos baianos no Prêmio Multishow 2023. Eles concorreram na categoria Axé e Pagodão com as músicas Cria da Ivete, Dejavú e Pitbull Enraivado.

Eles não levaram o prêmio, mas deram sua contribuição para o reconhecimento da música do estado.

Os premiados

Os baianos que trouxeram o prêmio foram Léo Santana, Caetano Veloso, Melly e Simone Mendes. Léo venceu na categoria Axé e Pagodão do Ano. Ele concorreu com duas músicas, Zona de Perigo, a vencedora, e Posturado e Calmo.

Léo também esteve entre os indicados na categoria Hit do Ano, que teve Simone Mendes, baiana da cidade de Uibaí, como vencedora por meio da música Erro Gostoso. Léo concorreu nesta categoria também com as duas músicas citadas anteriormente.

caetano veloso e melly
Fotos: Divulgação

Caetano Veloso ganhou na categoria música Cristã do Ano pela interpretação da música Deus Cuida de Mim, de Kleber Lucas. Já a a soteropolitana Melly foi eleita a revelação do ano.

Em 2012 Feira de Santana também foi destaque no Prêmio Multishow com a música Ai se Eu te Pego, de Sharon Acioly e do compositor feirense Antônio Dyggs.

Prêmios dos baianos no Multishow

  • Hit do ano: “Erro Gostoso”, de Simone Mendes;
  • Sertanejo do ano: “Erro Gostoso”, de Simone Mendes;
  • Revelação do ano: Melly;
  • Axé e Pagodão do ano: “Zona de Perigo”, de Léo Santana;
  • Cristã do ano: “Deus Cuida de Mim”, de Kleber Lucas e Caetano Veloso.

Leia também:

6 talentos da música nacional de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram