Enem 2023

Estudante de São Gonçalo dos Campos tira 940 pontos na redação do Enem

A última edição do Enem contou com a participação de pouco mais de 2,7 milhões de estudantes de todo o país

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

A estudante Francielle Alves Santana dos Santos, de 17 anos, tirou 940 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023. A moradora da Taperinha, localidade da zona rural do município de São Gonçalo dos Campos, contou em entrevista ao portal Acorda Cidade como era a sua rotina de estudos.

“Eu costumava estudar em casa. Usei a estratégia de pesquisar relatos de pessoas que tiraram a nota máxima na redação em edições anteriores. Pesquisei bastante sobre possíveis temas para a redação e treinava muito”.

Ex-aluna do Colégio Polivalente, que faz parte da rede de escolas públicas do estado da Bahia, Francielle falou sobre os desafios durante o processo de estudos. “Sempre tive dificuldade nas matérias de exatas, mas redação não era tão difícil. Apesar das dificuldades tive apoio da minha família e de meus amigos. Eu sempre acreditei que o estudo é a base de tudo”.

Mesmo tendo um desempenho considerado por muitos professores como ótimo na redação, a estudante acredita que pode melhorar ainda mais os seus resultados e contou quais são os planos a partir de agora.

“Estou focada nos meus estudos, pretendo cursar psicologia por ser uma profissão que eu admiro muito. Quero atuar na área, pois o Brasil está ocupando posições altas em rankings de transtornos de ansiedade e depressão“, comentou Francielle.

A jovem finalizou a entrevista com um recado para aqueles que vão fazer as próximas provas do Enem.

“Nunca desistam dos seus sonhos, nunca é tarde para sonhar, estudem bastante e como eu falei anteriormente, o estudo é a base de tudo. Eu acredito que o conhecimento é uma coisa que nada e nem ninguém pode tirar de vocês”, destacou.

A última edição do Enem contou com a participação de pouco mais de 2,7 milhões de estudantes que realizaram as provas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Em todo o país, apenas 60 alunos conseguiram tirar a nota máxima, sendo quatro delas do estado da Bahia.

Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Com dificuldades para estudar, aluna da zona rural de Anguera conquista 960 pontos na redação do Enem

Jovem da zona rural de São Gonçalo dos Campos tira 900 pontos na redação do Enem e sonha em cursar Psicologia

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram