Arte do mar

Mostra que celebra paixão pelas conchas está aberta até domingo (19) em Salvador

A obra é uma janela para um mundo encantador, que varia desde paisagens marinhas até elementos como flores, árvores, veleiros e peixes.

exposição arte do mar
Foto: Wilson Militão

Uma mostra única que transforma a beleza das conchas e búzios do mar em deslumbrantes obras de arte tridimensionais. A expressão criativa da artista baiana Ana Laura Lacerda tem encantado o público que visita o Salão Náutico Salvador – Grand Pavois. O evento, aberto na última terça (14) segue até 19 de novembro, na Bahia Marina. “O mar é minha grande paixão. Antes de namorar, eu já amava o mar”, confessa a artista.

mostra sobre conchas Salão Náutico Salvador – Grand Pavois
Foto: Wilson Militão

O velejador Lars Grael, o navegador Aleixo Belov, o prefeito de Salvador Bruno Reis e a vice-prefeita Ana Paula Matos apreciaram os quadros assinados pela artista baiana. A obra de Ana Laura é uma janela para um mundo encantador, que varia desde paisagens marinhas até elementos como flores, árvores, veleiros e peixes. A matéria-prima prioritária vem da Baía de Todos os Santos. Em algumas criações artísticas, usa também conchas de outros países, vindas da África, Indonésia, Filipinas e Japão.

exposição arte do mar
Ana Laura Lacerda | Foto: Wilson Militão

A técnica artística única, que evita o uso de tinta, realça as cores naturais das conchas, proporcionando um efeito tridimensional que hipnotiza os espectadores. Na mostra atual, uma obra inédita chama a atenção do público. É uma homenagem ao Elevador Lacerda, que este ano completa 150 anos. A artista é descendente do engenheiro Antônio de Lacerda (1834-1885), responsável pelo equipamento que virou cartão postal da cidade. “Sempre assino minhas obras como Ana Laura. Mas esse fiz questão de assinar como Ana Laura Lacerda, para homenagear minha ascendência”, explica.

Sobre a artista

Nascida em Salvador, Ana Laura Lacerda tem 62 anos. Chegou a estudar Arquitetura, mas preferiu trilhar o caminho das artes. A descoberta do talento tão jovem a fez brilhar nos espelhos decorados com conchas e búzios, uma de suas obras no início da carreira. Do sucesso da primeira exposição solo no Foyer do Teatro Castro Alves (TCA), em 1982, foi um passo para o reconhecimento no Salão Paulista de Belas Artes, em 1985. Mãe de 4 filhos, acabou dando uma pausa na carreira para cuidar de outras demandas pessoais e profissionais.

Em 2020, pouco antes da pandemia, resgatou sua expressão criativa. “É indescritível a felicidade por ter tempo para me dedicar à minha arte. Tudo que faço aqui é com entusiasmo”, fala em seu atelier, onde passa agora a maior parte do dia. Uma de suas obras com quase três metros decora um grande hotel da cidade. A artista planeja para o ano que vem uma exposição comemorativa e itinerante, que acontecerá em Salvador e em outras capitais. Maior gratificação que ver pessoas admirando suas peças, é ser instrumento para o despertar de uma contemplação maior. “Cada concha tem uma beleza única, a variedade de cores, formas e texturas impressiona… Aí é a infinita arte do Criador!”, conclui.

Serviço:

O quê? Exposição Arte do Mar
Quem? Artista Ana Laura Lacerda
Quando? Até 19 de novembro de 2023, das 14h às 21h. Domingo das 14h às 19h.
Onde? Salão Náutico Salvador – Grand Pavois, na Bahia Marina
Quanto? R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram