Ney Silva
O primeiro dia da Micareta 2012 em Feira de Santana foi tranquilo e sem registro de ocorrência grave. É o que consta na estatística foi apresentada durante reunião avaliativa realizada na manhã desta sexta-feira (20), no auditório do 1º BPM (Batalhão da Polícia Militar) de Feira de Santana. Estiveram presentes ao evento, representantes das policias Civil, Militar, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal.
A coordenadora de Estatística da Polícia Civil da Bahia, delegada Kátia Brasil, apresentou os dados registrados pela instituição no primeiro dia da Micareta. Enquanto no primeiro dia da festa em 2011 ocorreram duas tentativas de homicídio e oito registros de via de fato (brigas de rua) este ano aumentou apenas o número de crimes contra o patrimônio e ocorreram 23 casos de agressões entre pessoas.
Sobre a situação de drogas no circuito da festa, a delegada Kátia Brasil informou que ocorreram seis registros de uso de drogas, mas não houve prisão por tráfico. Além disso, houve uma prisão em flagrante com autuação de duas pessoas por prática de roubo, nove termos circunstanciados, 15 pessoas conduzidas e nenhuma apreensão de armas de fogo.
A delegada adjunta do Depin (Departamento de Polícia do interior) Ana Paula Garcia avaliou como muito positivo o trabalho da Polícia Civil. "Estamos cumprindo com a nossa atribuição de investigar e atuar como policia judiciária” afirmou.
Ao avaliar a estrutura da festa, Ana Paula informou que a cada ano vem melhorando e que em 2012 não houve nada que pudesse ser observado de forma negativa e que possa ter influência negativa na segurança pública.
O coronel Hélio Alves Gondin, comandante do CPRL – Comando de Policiamento Regional Leste, que participou da reunião, cobrou atenção das forças de segurança para impedir que pessoas militares ou não entrem no circuito da festa usando armas de fogo. As reuniões avaliativas vão ocorrer até o próximo domingo último dia da Micareta 2012.