Trêsmanifestaçõessimultâneasaconteceramnamanhãdestaquarta-feira (28), naáreadaPrefeitura Municipal de Feira de Santana.
EnquantoosprofessoresdaRede Municipal reivindicavammelhoriasdasescolas, aprovação do plano de Cargos e Salários e cumprimento do pisonacional, no estacionamentodaprefeitura, estudantesmontaramacampamento, nacalçada, em protesto contra o reajustedatarifa de ônibus e membros do MovimentoSemTeto, Quilombo Lucas daFeira, ocuparam o prédio, queficou com as portasfechadas.
Apesardamovimentação e presençareforçadadaGuarda Municipal, nãohouveenfrentamento.
ReajustedaTarifa de ônibus
De acordo com o estudante de EconomiadaUefs, Davi Mendes, a populaçãonãodeveaceitar o aumentodapassagem e deve se mobilizarparaevitar o reajuste. Segundo ele, hácomocomprovarqueépossívelcobrar um preçomenorpeloserviço.
O estudanteYureCerqueirainformouqueexiste um estudo de planilharealizadopelogrupo de trabalho e transportedaUefs (UniversidadeEstadual de Feira de Santana), quecomprovaque a tarifapodesermenorque R$ 2,00.
“A votação do conselhovaialémdaquestãotécnica, mastambémpolítica. Se a tarifaécara a prefeituradevetomarposicionamentoporqueéseupovoquesofrequeisso”, declarou.
Osestudantestambémreivindicam a melhoriadascondições do transporte e convidamtoda a populaçãoparaparticipar do protesto.
O líder do Movimento dos SemTeto, JaderDourado, informouque a intenção do protesto do grupoéchamar a atençãodaprefeiturapararegularizar a situação de cerca de 200 famíliasqueocuparamumaáreadaprefeitura, no bairroAviário, hátrêsanos.
“Daqui a pouco o mandato dele acaba, nãosabemos se elevaiserreeleito e estamosaquiaindaesperando. Queremos o termo de anuênciapara a gentedarentrada no financiamentoda casa. Semissonãopodemos resolver”, disse o líder.
Jaderafirmouquenãohouvedepredação do patrimôniopúblico e quefoiameaçadopor um guarda municipal. “Disseramquequebramos a prefeitura, masnãoquebramos nada. Eufuiameaçadopor um guardaquedissequeminhabatataestáassando e queia me pegar”, afirmou.
Depredação
Apesar de Jaderternegado a depredação, janelasvidrosforamquebrados, paredesficaramsujas, cartazes e pedrasficaramespalhadasportodososlugaresapós a manifestação. Leiamais
Professores
A professoraIndiaciraBoaventura, daAPLBSindicato, informouque a paralisação dos professoresdaRede Municipal, vaiserestendidaaté a próximasexta-feira (30), quandoserárealizadaumaassembleiadacategoria, no espaço do restauranteKilogrill.
De acordo com Indiacira, hojefaz um mêsque a Lei do PisoNacional dos Professoresfoiaprovada e até o momento a prefeituranão se posicionousobre o pagamento.
“Queremosque o prefeitopague o pisonacional, quehojeé Lei e estánaConstituição Federal. Queelepague a todososprofessores do nívelmédio a superior e pós-graduado, respeitando o plano de carreira dos professores, que o prefeitojáencontrouquandochegounaprefeitura e queremostambémqueelemandenossareforma do planopara a Câmera de Vereadores, com as referencias G e H" reivindicou a sindicalista.
Com fotos e informações do repórter Paulo José do programaAcordaCidade.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade