Daniela Cardoso
Muitas pessoas estão reclamando da falta da coleta de lixo em vários bairros de Feira de Santana. Algumas delas usaram as redes sociais para reclamar da situação e cobrar providências. Os bairros Gabriela, Feira X, Cidade Nova, Parque Ipê, Limoeiro, Mochila, Alto do Papagaio, Morada do Sol, George Américo, Subaé, Rua Nova e Tomba, estão entre os mais citados pelos internautas e também pelos ouvintes que ligaram para o programa Acorda Cidade.
De acordo com o prefeito Tarcízio Pimenta, algumas dificuldades com relação a coleta de lixo na cidade, são em função da dificuldade de negociação entre os funcionários e a empresa Sustentare/Qualix. Ele disse ainda que a prefeitura tem participado das negociações e que até a próxima semana os serviços serão regularizados.
“Esperamos que esteja tudo funcionando normalmente e que seja retomada toda a questão do descarte”, disse.
Segundo nota divulgada no site da prefeitura, o que ocasionou o atraso na coleta de lixo em alguns bairros da cidade, foram problemas mecânicos apresentados por duas máquinas compactadoras na noite de quinta-feira (15). No entanto, o prefeito Tarcízio assegura que o problema foi resolvido e que a operação continuou normalmente.
Foto enviada pela leitora Maria Sônia Dórea
Trabalhadores da Qualix/Sustentare
O presidente do Sindicato de Limpeza Pública da Feira de Santana, Rosalvo Ferreira de Cerqueira, relatou a situação complicada em que vivem os cerca de 600 trabalhadores que foram demitidos pela empresa Qualix/Sustentare e que ainda não receberam alguns direitos trabalhistas.
“Os representantes da empresa dizem que o dinheiro está preso na prefeitura e por isso não pagou até hoje o resto das rescisões desse povo sofrido. Estamos tentando revolver junto com o Ministério Público e com a Justiça do Trabalho. Estamos tentando fazer uma negociação”, disse.
Agência Reguladora de Fiscalização e Serviços
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
A partir do mês de janeiro de 2012, todos os serviços referentes ao lixo, em Feira de Santana, serão de competência da Agência Reguladora de Fiscalização e Serviços Públicos, criada e aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores no mês de setembro. De acordo com o prefeito Tarcízio Pimenta, os serviços de limpeza e coleta ainda são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, pois a Agência Reguladora ainda não tem orçamento.
“Irá acontecer essa transição com o surgimento da Agência Reguladora. Cumprimos determinações de leis federais que foram homologadas e que o município precisa se adequar”, disse.
Secretário de Serviços Públicos deixa cargo
O secretário de Serviços Públicos, Luiz Araújo, anunciou nesta sexta-feira (16) que deixará a pasta. Até os telefones usados por ele na secretaria já foram entregues ao chefe de gabinete, Roberto Portugal.
Segundo informações, Luiz Araújo, já entregou a carta de demissão ao prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta.
Ele já foi diretor de Limpeza Pública durante o governo José Ronaldo e estava como secretário da pasta desde o início do governo Tarcízio.
Mais reclamações feitas através do facebook
Fotos Paulo José Acorda/Cidade