Ney Silva e Andréa Trindade
O Hospital Estadual da Criança, começa a atender a população a partir da próxima segunda-feira (30). Entretanto, a equipe, começa a trabalhar nesta sexta-feira, quando será realizada uma reunião com toda a equipe médica e demais funcionários, a fim de familiarizá-los com os novos equipamentos.
Segundo o diretor do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), André Guanaes, o hospital começa a funcionar com 70 leitos de internamento. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tem 40 leitos e inicialmente funcionará com 50 % de sua capacidade, 20 leitos. O número de leitos em funcionamento deve aumentar progressivamente até chegar a 150 leitos ainda este ano. Em 2011 o hospital teve atender com 280 leitos.
André Guanaes ressaltou que além do serviço de emergência em média e alta complexidade, um dos grandes objetivos do hospital é de formar profissionais em pediatria. Para isso serão feitas parcerias com faculdades e universidades da Bahia e do Brasil.
Ainda segundo o diretor do ISG, o Hospital Geral Clériston Andrade deixará de atender pediatria de maneira gradual. “ A medida em que os paciente do HGCA receberem alta, eles não vão mais serem internados lá. Desta forma o novo hospital vai absolvendo os pacientes. Vai desativando um e ativando outro, paulatinamente”, explicou André.
O secretário Estadual Jorge Solla disse que espera que a velocidade do cronograma de atividades e a qualidade do serviço prestado possa antecipar o aumento da capacidade de atendimento do hospital incluindo futuramente a realização de cirurgias cardíacas pediátricas.
Fonte: Acorda Cidade