Feira de Santana

Prefeito diz que HEC está com surto de H3N2

O prefeito assegurou que a rede municipal de saúde está pronta para ajudar e colaborar no que for necessário com o HEC.

Atualizada em 06.01.2022 às 11h55

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, informou nesta quarta-feira (5) que um surto de H3N2 foi confirmado no Hospital Estadual da Criança (HEC). Segundo ele, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que de 83 casos confirmados da doença, 60 foram atendidos no HEC.

“Este é um surto importante em um hospital pediátrico que atende o estado inteiro, portanto, o reflexo será seguramente aqui conosco em Feira de Santana. As vacinações são importantes e as crianças, neste momento, estão sendo atingidas. Na hora que ocorre um surto dentro de um hospital especificamente significa que este hospital perde a capacidade de operar plenamente e os médicos, auxiliares, enfermeiros, atendentes, fisioterapeutas, todos estes profissionais passam a ter limites muito grandes. Isso pode comprometer sim a assistência médica pediátrica no estado da Bahia, já que o Hospital Estadual da Criança atende todo o estado”, declarou.

O prefeito assegurou que a rede municipal de saúde está pronta para ajudar e colaborar no que for necessário com o HEC. "Acabei de fazer uma visita nas UPAs da Queimadinha e da Mangabeira. O Governo Municipal está pronto para ampliar espaços de assistência com reforço da equipe saúde", afirmou.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Hospital Estadual da Criança (HEC) esclarece que não há surto de H3N2 no Hospital. De dezembro até hoje, 6 de janeiro, apenas 44 dos cerca de 1500 colaboradores da unidade, testaram positivos para a H3N2. Atualmente, três casos são considerados e os demais já retornaram às atividades habituais. Portanto, não há nenhum situação fora de controle.

No primeiro momento de apresentação de sintoma gripal, o colaborador é afastado e a escala é coberta por outro profissional do setor, o que não ocasiona prejuízo para o atendimento assistencial.

Além disso, o HEC também esclarece que, no mesmo período, 18 pacientes testaram positivo para a H3N2, sendo que sete encontram-se ativos e internados.

Por fim, é importante salientar que a unidade está coletando teste para diagnóstico COVID-19, H3N2 e Influenza de todos os colaboradores e pacientes com qualquer sintoma gripal, e todos os colaboradores seguem fazendo uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e seguindo os protocolos de combate às síndromes gripais. 

Leia também: Secretaria investiga mortes de criança e homem em Feira de Santana com resultados positivos para H3N2
  

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários