Projeto Novo Centro

Feirantes da Marechal Deodoro fazem manifestação em frente a prefeitura

Uma audiência será realizada na próxima quinta-feira (2) na Câmara Municipal.

Gabriel Gonçalves

Os feirantes da Rua Marechal Deodoro, no centro de Feira de Santana, realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira (31), em frente à prefeitura municipal, em busca de respostas, sobre a remoção dos trabalhadores para outro local.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a feirante Edineide Ribeiro informou que até o presente momento não há nenhum local adequado para que os trabalhadores possam ser transferidos. De acordo com ela, o Centro de Abastecimento não está mais comportando os comerciantes que lá já trabalham.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Estamos esperando uma resposta da prefeitura porque eles não possuem um local adequado para colocar a gente. Querem nos colocar no Centro de Abastecimento, mas lá está um caos que não suporta quem lá já trabalha. Queremos uma solução, acredito que a gente pode sim, se encaixar dentro do Projeto Novo Centro, com uma feira livre mais organizada e a Marechal hoje está um caos, por conta que há muitos anos isso vem se arrastando", disse.

Ainda de acordo com Edineide, os representantes dos feirantes, já tiveram uma conversa com o secretário de agricultura do município, Pablo Roberto, mas nada foi definido.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Já conversamos com Pablo, já conversamos com o secretário de planejamento, mas é aquela coisa, não tem um diálogo e quando temos as reuniões, dizem que tem que tirar, vão tirar, porque a gente tem que sair e acabou. Não olham o que pode ser melhor para a gente, e lá no Centro não será viável para a gente, não tem condições nenhuma, porque quem está lá, está enfrentando dificuldades, imagine quem chegar lá agora com esse tanto de gente que tem aqui na Marechal e também na Praça do Lambe Lambe. Ao todo, são em torno de 200 feirantes, tirando aqueles trabalhadores indiretamente, são os carregadores, é o pessoal do lanche que passa, então na próxima quinta-feira, termos uma audiência na Câmara Municipal e o secretário junto com o prefeito, foram convidados a participar", concluiu.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

 

Em contato com o Acorda Cidade, o secretário municipal de Agricultura e Feiras Livres, Pablo Roberto, afirmou que sempre esteve à disposição dos feirantes da Marechal Deodoro, discutindo as opções de locais para onde poderão ser encaminhados. 

"Todas as vezes que eles solicitaram o encontro comigo na secretaria, eu atendi. Sempre me coloquei à disposição. O espaço que foi colocado à disposição é o Centro de Abastecimento, onde uma área está disponível e foi feito alguns ajustes, os reparos necessários para poder atender essa parte dos feirantes da Marechal. Há outros locais também como a feirinha da Estação Nova, Cidade Nova, Tomba, que também foram dados como possibilidade para aquelas pessoas que aceitaram, mas depois recuaram e decidiram voltar para a Marechal. Então o que está posto foi isso, tudo o que está à disposição da secretaria nós fizemos. Com relação à audiência na Câmara municipal nós ainda não recebemos o convite, mas recebendo temos total interesse em participar", afirmou Pablo Roberto.

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade