Rachel Pinto
Após nova polêmica de que o município de Feira de Santana não atingiu a meta de 85% de vacinação, determinada pela Comissão Bipartite de Saúde e a possibilidade de não receber as novas vacinas que chegam ao estado nesta sexta-feira (26), o prefeito, Colbert Martins disse em entrevista ao Acorda Cidade hoje, que novamente irá à justiça para garantir que as vacinas chegam ao município.
Atualização: Dados do vacinômetro do estado, apontam que Feira de Santana já ultrapassou a meta de 85%
Até ontem (25) a tarde, Feira tinha atingindo um percentual de pouco mais de 82% e de acordo com Colbert, essa dificuldade de atualização do sistema acontece também porque alguns dados de vacinação chegam da zona rural a noite. Não têm como serem atualizados imediatamente, pois alguns locais não dispõem de internet e não há tempo hábil de serem repassados no mesmo dia.
Ele afirmou que conversou com o procurador geral do município Carlos Alberto Moura Pinho e a decisão da prefeiruta é de recorrer novamente à justiça.
“Não tem o menor sentido e entendemos como absolutamente necessária e indispensável manter a vacinação. A distribuição de vacinas se faz por determinação do Plano Nacional de Vacinação, porque essas vacinas todas são do Governo Federal. Não são do Governo da Bahia, do governador da Bahia. Estamos fazendo digitações sim, mais de 55 unidades de saúde estão mandando informações diretas para o Ministério da Saúde. Agora, tirar vacina de Feira ninguém tira e o que for necessário ser feito, nós vamos fazer, inclusive ação judicial”, declarou.
Questionado sobre a possibilidade de adotar novamente o sistema drive thru para acelerar a vacinação, o prefeito frisou que analisa essa alternativa, mas que Feira de Santana tem 103 áreas de vacinação e algumas peculiaridades como a distância de alguns locais e distritos que não são confortáveis para aderir ao sistema drive thru.
Colbert disse também que a vacinação contra a covid-19 prossegue neste sábado (27) na cidade, em 40 unidades de saúde que são informatizadas.
Leia também: Por não atingir meta de vacinação, Feira de Santana corre o risco de não receber 12 mil doses de vacinas