Laiane Cruz
O diretor do Núcleo Regional de Saúde (NRS) de Feira de Santana, Edy Gomes, informou hoje (10) que novas doses da vacina contra o coronavírus devem chegar à Bahia entre a quarta e quinta-feira da semana que vem. E até lá será formada uma nova Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) do estado da Bahia para decidir se mantém ou amplia a meta de 85% de cobertura vacinal para que os municípios possam receber as novas doses.
Nesta quarta-feira (10), Feira de Santana não recebeu nenhuma das 178.600 doses da vacina Coronavac, que foram distribuídas às cidades baianas. De acordo com Edy Gomes, o governo alegou que o município não atingiu os 85% preconizado pelo Ministério da Saúde. No entanto, segundo a informação passada pela prefeitura é que não houve uma atualização do sistema e a cidade já teria ultrapassado a meta, atingido 90% da cobertura vacinal da população.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
“Nós não temos um número exato de quantas doses viriam para Feira, pois essas doses ficaram retidas a nível central, então a gente não sabe informar o quantitativo. Mas nós recebemos para a região de Feira 2.380 correspondentes a 12 municípios apenas, que atingiram os 85% preconizado pela CIB ontem. O município de Feira já conseguiu atingir, segundo o secretário [de Saúde, Edval Gomes]. Entretanto, é liberado a partir de um Sistema Nacional de Imunização (Si – PNI) e lá ainda não consta essa cobertura”, afirmou o diretor do NRS.
Ele explicou ainda que esse sistema é controlado pelo Ministério da Saúde, e isso está acima do município e do estado. “Existe uma atualização, que é comum, natural, por conta da internet e a atualização de dados, isso é esperado. Porém, não é o governo que determina segurar essas doses. É realizada na Comissão Intergestora Bipartiti, onde estados e municípios sentam e deliberam todas as ações de saúde a serem implantadas dentro do seu território. Essa reunião aconteceu de forma extraordinária ontem, com a participação da ampla maioria dos municípios e lá foi decidido que iriam receber apenas os municípios que atingiram 85% de cobertura referente à primeira dose. Nós já recebemos e já entregamos aos municípios”.
Edy Gomes ressaltou ainda que nesse momento o Núcleo busca calcular não apenas o quantitativo de doses a serem recebidas, mas o percentual de cobertura das doses já recebidas e aplicadas.
Em nota enviada à imprensa nesta tarde, a Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB) confirmou que durante reunião extraordinária realizada ontem determinou que a Secretaria de Saúde do estado da Bahia (Sesab) enviasse as vacinas apenas para os municípios que administraram, no mínimo, 85% das doses recebidas, conforme o percentual de primeiras doses utilizadas, e que Feira de Santana até o momento só teria administrado até ontem (9) 71,63% das doses recebidas.
Assim como ocorreu com outros municípios que também não atinigiram a meta, parte das doses que deveriam vir para Feira deverá ser distribuídas para outros municípios que atingiram a meta, e a outra metade será direcionada para o Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição – CEADI – para envio aos municípios à medida em que forem atingindo a meta de 85%.
Veja a nota da CIB na íntegra:
A Comissão Intergestores Bipartite da Bahia – CIB, no uso das suas atribuições que lhe confere o inciso I do art. 14-A da Lei nº 8080, 19 de setembro de 1990, e tendo em vista o quanto decidido na Reunião Extraordinária no 034/2021, do dia 9 de março de 2021, aprovou as recomendações aos prefeitos e secretários municipais de saúde para a vacinação contra a COVID – 19 em sua primeira fase e determinou que a SESAB faça a dispensação da 7ª remessa de vacinas apenas para aqueles municípios que já tiverem administrado, no mínimo, 85% das doses recebidas (considerando o percentual de primeiras doses utilizadas, conforme registro no bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/ no dia 09/03/2021).
A CIB determinou ainda, que as doses de vacinas dos municípios não habilitados (com taxa de aplicação abaixo de 85%) terão a seguinte destinação: 50% serão encaminhadas para os municípios que administraram 90% ou mais, para evitar interrupção da vacinação, e 50% serão direcionados para o Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição – CEADI – para envio aos municípios à medida em que forem atingindo a meta de 85%.
O município de Feira de Santana está entre os 194 municípios baianos com taxa de aplicação da primeira dose abaixo de 85%, não estando, portanto, elegível para receber a nova remessa, conforme determinação da CIB. Até o dia 09/03, o município de Feira de Santana aplicou apenas 71,63% das doses recebidas. O sistema eletrônico de informação da vacinação é alimentado pelos próprios municípios, sendo estes responsáveis pelo envio dos dados consolidados.
Ressalta-se que essa medida foi pactuada entre os 417 secretários municipais de saúde da Bahia, incluindo a Capital e a Gestão Estadual, em reunião da CIB com a participação da representação municipal de Feira de Santana.
A CIB considera a medida necessária para reduzir a grande quantidade de doses ociosas de vacina que permanecem sem uso nos municípios e, dessa forma, ampliar a vacinação na Bahia, nos municípios mais eficientes.