Gabriel Gonçalves
Foi realizada na manhã desta quarta-feira (3), a inauguração das sedes da 66ª e 67ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), além da solenidade de troca do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) em Feira de Santana. O coronel Luziel Andrade foi exonerado do cargo no último dia 27 de janeiro. Ele foi para a reserva remunerada.
Nomeado pelo governador Rui Costa, o coronel Nilton Paixão Silva Santos foi empossado como novo comandante do CPRL. De acordo com ele, cada gestor tem uma forma de administrar um comando e após conversar com o administrativo, todas as ideias serão expostas.
"Cada gestor tem uma forma de administrar e eu tenho algumas ideias, mas primeiro irei sentar para conversar com o administrativo para que possamos colocar nossas ideias em prática. Juazeiro não é igual a Feira de Santana, são características diferentes, então tenho que avaliar toda a equipe", explicou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Vindo diretamente do comando da região do município de Juazeiro, o coronel Nilton Paixão explicou que o trabalho da Polícia Militar foi muito bem desenvolvido com a parceria da comunidade.
"Conseguimos integrar as unidades operacionais, realizando parcerias com a comunidade, trabalhos de ações sociais como distribuição de cestas básicas, o que resultou em um bom trabalho da PM", disse ao Acorda Cidade.
Com 38 anos na Polícia Militar, o novo comandante afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho que já estava sendo desenvolvido pelo coronel Luziel Andrade.
"Eu sou oficial desde 1984, sou da turma do coronel Luziel, meu pai também é policial militar da reserva, Subtenente Paixão e minha trajetória praticamente foi comandando unidades operacionais. São 38 anos de serviço da Polícia Militar e a maior parte, calçando coturno, como a gente diz. No ano passado fui designado para o Comando Regional Norte em Juazeiro e agora com essa mudança, fui convidado para vir comandar a Região Leste, sei da responsabilidade, é uma área muito complexa e o coronel Luziel Andrade fez um excelente trabalho, e vou procurar também seguir os mesmos passos", finalizou.
Presente na solenidade, o comandante-geral da corporação, coronel Paulo Coutinho, cedeu entrevista de forma coletiva à imprensa. De acordo com ele, mudanças no comando podem acontecer de forma progressiva.
"Nós entendemos que o que está sendo bem feito, deve continuar e o que precisa mudar, faremos de forma progressiva. Algumas ações já estão sendo feitas, algumas operações estão sendo desencadeadas e afirmamos que o coronel Anselmo Brandão fez um excelente trabalho ao longo desses seis anos", explicou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Com relação ao alto índice da criminalidade em Feira de Santana, o comandante-geral destacou que posturas já foram adotadas com o objetivo de minimizar esta situação, aumentando a sensação de segurança por parte da população.
"CVLI é uma consequência social que repercute na segurança pública. Nós já adotamos posturas com o objetivo efetivamente de minimizar esse efeito, sobretudo, aumentando a sensação de segurança para a população. Eu costumo dizer que as drogas são um flagelo social, a nível de Bahia, Brasil e não seria diferente com a nossa postura, a forma de fazer a segurança protegendo as famílias da criminalidade", destacou o coronel Paulo Coutinho.
Questionado sobre o efetivo em Feira de Santana, o comandante-geral explicou que sempre que existir a possibilidade de novos concursos será realizado e destacou que a desvinculação das regiões que são de responsabilidade da 67ª CIPM, cabe ao comando do CPRL.
"Sempre que existir uma possibilidade de recuperar esse efetivo a nível de estado da Bahia nós faremos, assim como cursos de formação. Referente a desvinculação da Companhia, isso fica a nível do CPRL, o próprio comandante regional através das suas atribuições no seu estado maior, definirá qual o melhor emprego aplicado", finalizou.
A solenidade também contou com a presença do prefeito Colbert Martins, dos deputados estaduais, Robinson Almeida e José de Arimateia, além do promotor de justiça, Audo Rodrigues.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Sede da 66ª CIPM | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Sede da 67ª CIPM | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade