Feira de Santana

Usuários do transporte público reclamam de mudança em linhas de ônibus e fecham terminal do bairro Cidade Nova

Moradores da zona rural reclamam que mudança causou muitos atrasos.

Andrea Trindade

Moradores do distrito de Maria Quitéria e Matinha, em Feira de Santana, realizaram um protesto, na amanhã desta quarta-feira (12), por conta da mudança na linha de ônibus, em vigor desde a última segunda-feira (10). Os moradores se sentiram prejudicados e para chamar a atenção da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), eles bloquearam a entrada de ônibus no terminal do bairro Cidade Nova.

Com a mesma reclação, os moradores do distrito de Jaíba bloqueram a rua.

“Estamos aqui reivindicando nossos horários, que retiraram sem nos avisar. Colocaram a linha Carro Quebrado, São José e Fazenda Morro. Isso quer dizer que um trajeto que a gente faz em 15 a 20 minutos para chegarmos em casa agora está chegando a duas horas. Queremos nossos horários normais. Nos falaram que vai voltar ao normal hoje, mas não estamos acreditando. Mudaram a rota sem nos avisar”, informou Josimeire Nilo, moradora da Fazenda Morro, em Maria Quitéria.

A outra moradora, Aurelice Cruz , disse ao Acorda Cidade que tem que pagar duas passagens para chegar ao trabalho. “Eu acho isso um absurdo. A passagem é R$ 4,15, mas a empresa deixou a gente refém dos cartões para pagar menos. Se a gente já tem o valor da recarga que o chefe dá para gente colocar a passagem no cartão, a gente fica sem dinheiro. A gente estava pegando a linha Carro Quebrado, descia ali na passarela e entrava no terminal e eu não pagava porque eu já tinha pagado lá, então seria um absurdo pagar lá e pagar aqui. Está sendo mais benefícios para as empresas do que para a gente, que somos usuários do transporte. Ontem cheguei aqui 17h30 e cheguei em casa 19h30”, reclamou.

Aurelice disse também o ônibus está sempre cheio de estudantes, de professores e de pessoas indo ou vindo do trabalho e que a mudança tem causado mais atrasos que o de constume.

Os moradores do distrito de Humildes também reclamaram do serviço de transporte por meio das redes sociais.

Sobre o protesto dos moradores de Maria Quitéria e Matinha, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou por meio de nota que analisará as solicitações da comunidade para realizar os ajustes nos horários de atendimento. Na nota a secretaria também se posicionou em relação ao distrito de Jaíba. Leia na íntegra.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que a equipe técnica se reuniu na noite de ontem, 11, com as comunidades dos povoados de São Domingos, Lagoa de Berreca, São Roque, São Francisco e da sede do distrito de Jaíba a fim de ouvir as demandas apontadas relacionadas ao transporte público ofertado.

Ao final do encontro ficou acordado entre a SMTT e as comunidades do distrito de Jaíba um prazo até segunda-feira, 17, para implementar os devidos ajustes solicitados que atenderão satisfatoriamente a demanda de passageiros da localidade.

A sede de Jaíba é atendida por 5 veículos, sendo quatro vans e mais um micro-ônibus do Sistema de Transporte Público Alternativo e Complementar de Feira de Santana (STPAC). Já no corredor da Av. Sérgio Carneiro o atendimento é feito com ônibus convencional da linha 053 – Jaíba/Lagoa de Berreca via Santo Antônio dos Prazeres.

A SMTT também analisará as solicitações da comunidade da Fazenda Morro, no distrito de Maria Quitéria, a fim de realizar os ajustes nos horários de atendimento.

Ascom SMTT
 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários