Educação

Diversidade de temas é destaque na Jornada Pedagógica da UniFTC

Para os professores e coordenadores, a Jornada Acadêmica é muito mais do que ouvir palestras, elaborar planilhas e planejar o semestre.

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Roda de conversa sobre inteligência emocional em sala de aula, oficina sobre avaliação de aprendizagem, minicurso sobre mídias digitais ou ainda palestras sobre formação profissional, desenvolvimento de competências e relações intra e interpessoais. Tudo isso em um só evento: A Jornada Pedagógica 2010.1 da UniFTC de Feira de Santana, que chega ao fim nesta sexta-feira (31). Foram duas semanas de programação, marcada pela diversidade de temas e o alto nível de participação.

Foto: Divulgação

As atividades aconteceram em vários espaços do campus da Instituição, do Auditório Professora Terezinha Mamona à Sala Google, Laboratórios de Informática e salas de aula, de acordo com o formato e a temática abordada. As disciplinas digitais e híbridas, as técnicas para construção do trabalho científico, a regulamentação das ações de inclusão e o uso de tecnologias no ensino de saúde também foram questões contempladas durante a programação.

Com o tema central “Construção de Competências e Relações Interpessoais no Ensino Superior”, a Jornada Pedagógica já começou em alto estilo. Na palestra de abertura, dia 20, quando houve acolhida aos novos docentes e apresentação do reposicionamento da marca UniFTC, o professor e psicopedagogo Neilton Silva, pesquisador de qualidade do ensino da UFRB, falou do desafio de formar profissionais contemporâneos para o ensino superior. E ele já iniciou com uma constatação: “Não é uma tarefa fácil”.

Doutor em Educação e Contemporaneidade, o palestrante disse que existem professores que dão aula para si mesmos, sem qualquer preocupação com o aprendizado, e advertiu que hoje “o conhecimento fica obsoleto muito rápido” e o educador deve estar sempre comprometido com os estudos e atento às mudanças. Ele defendeu ainda que o professor pratique o exercício de se colocar no lugar do aluno, pois caso contrário o desenvolvimento das competências ficará cada vez mais distante.

A necessidade de se preocupar com as mudanças contínuas foi sinalizada também pela professora Marcly Amorim Pizzani, diretora da unidade. “Precisamos nos reinventar o tempo todo, nesse movimento de crescimento”, enfatizou a diretora, destacando que o mercado está cada vez mais desafiador, exigindo a formação de profissionais diferenciados. A Assessora Pedagógica da UniFTC, professora Celi Rios, por sua vez, destacou o empenho dos professores para garantir o sucesso da jornada e o nível dos convidados para proferir palestras e ministrar minicursos e oficinas.

Para os professores e coordenadores, a Jornada Acadêmica é muito mais do que ouvir palestras, elaborar planilhas e planejar o semestre. “Tivemos discussões relevantes para nosso desempenho em sala de aula, de uma forma clara, objetiva e prática”, afirmou Carlos Magno, do curso de Enfermagem, citando a oficina de Mídias Digitais e o minicurso sobre Inteligência Emocional, dentre outros momentos. “A jornada foi muito interessante, atividades bem direcionadas, algumas bem específicas, além da flexibilidade de horário, que garantiu a participação de todos”, completou o professor Marcelo Araújo, da área de Educação Física.