Andrea Trindade
Atletas amadores e profissionais participaram, na manhã deste domingo (24), da Corrida Verão 2019, que está em sua terceira edição. O evento esportivo, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, aconteceu na Avenida Nóide Cerqueira e teve percursos de cinco e dez quilômetros.
O diretor de Esportes da secretaria destacou que a corrida cresce a cada ano e que já está entre os grandes eventos de corrida da Bahia.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“Quando Edson Borges assumiu a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, ele quis fomentar outra modalidade para mostrar que Feira de Santana não dá atenção apenas ao futebol, apesar de o futebol ser a paixão do brasileiro. Edson queria que Feira tivesse um evento grande de outra modalidade e foi aí que surgiu a Corrida Verão, há três anos. Na primeira edição tivemos 150 participantes, na segunda, no ano passado, tivemos 600 e neste ano foram três mil inscritos. Foi uma grande surpresa. Se tornou uma das maiores corridas da Bahia, e um grande evento do calendário esportivo da cidade. A procura está tão grande que podemos realizar a Corrida Verão em duas etapas. A primeira no primeiro semestre, e a segunda fechando o ciclo de atividades esportivas do município. Neste ano estamos finalizando 45 eventos com a participação de mais de 15 mil pessoas.”, afirmou Emerson Brito.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Segundo ele, o foco da corrida não é a competição em si, mas a promoção da atividade física devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde.
“A prefeitura de Feira de Santana entrou com a estrutura, alimentação, água, isotônico, medalhas, arbitragem e troféus. É uma corrida totalmente democrática, tem atletas profissionais e amadores, tem crianças, adolescente, adultos e idosos. O foco da corrida não é fazer campeões, mas sim fomentar a atividade física, promovendo saúde para a população” declarou em entrevista ao Acorda Cidade.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O prefeito Colbert Filho também esteve entre os corredores, e contou que pratica atividade física regularmente.
“Ontem, por exemplo, corri cinco quilômetros lá no 35º BI. Cheguei lá as 6h15 da manhã e saí mais ou menos 7h20. Faço comprazer mas é importante que todo mundo faça. Vale muito mais que uma caixa de remédios, reduz peso, oxigena o coração e o cérebro. Gosto muito de fazer atividade física”, destacou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O empresário Anderson Trindade disse que corre e média cinco quilômetro por dia e que começa sempre às 5h da manhã. Ele destaca que participa de um grupo de corridas e que a atividade tem baixo custo: basta ter um bom tênis e roupas leves.
“Esse evento estimula não somente a prática esportiva, como também os benefícios que a corrida traz para a saúde. Graças a Deus é um evento que já está se consolidando em Feira de Santana, a cada ao com quantidade maior de participantes. A Corrida Verão é isso: chamar a família para correr em um domingo de manhã. A corrida traz inúmeros benefícios para a saúde, assim como outras atividades físicas, mas se você procura um esporte de baixo custo, que você pode fazer seu horário, que é estimulante, que é gratificante, que reúne vários amigos e te congrega ao convívio social, procure a corrida”, ressaltou.
Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação, para participar da corrida os atletas contribuíram com uma lata de leite. O alimento será distribuído para entidades filantrópicas de Feira de Santana. Os participantes receberam medalhas e os cinco melhores de cada categoria ganharam troféus.
A Corrida Verão é chancelada pela Federação Baiana de Atletismo.
Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade
O prefeito Colbert e o secretário Edson ao lado das esposas Adenilda Martins, primeira-dama, e Constância Feloni.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade