Acorda Cidade
Os painéis pintados por artistas sul-africanos no Cine Teatro de Lauro de Freitas foram oficialmente entregues na manhã desta quarta-feira (2), durante ato no equipamento cultural administrado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura. A intervenção dos artistas visuais também foi realizada no Colégio Estadual Edvaldo Correia Brandão.
Fotos: Carol Garcia/GOVBA
A cerimônia reuniu os secretários de Cultura do Estado, Arany Santana e da Justiça, Direitos Humanos Desenvolvimento Social, Carlos Martins, além de representantes da embaixada da África do Sul e do Itamaraty.
A secretária Arany Santana destacou a parceria entre a Bahia e país africano. “Nós estamos saindo das nossas caixinhas e fazendo intercâmbio com o mundo. Esse trabalho é fruto de uma articulação muito antiga entre Brasil e África que vem acontecendo desde o advento dos blocos afros e afoxés. O trabalho dos artistas que está registrado tanto no Cine Teatro quanto no Colégio Edvaldo Brandão marca a nossa relação estreita e o interesse da difusão da cultura de matriz africana no nosso estado”, conta.
Fotos: Carol Garcia/GOVBA
A vinda dos artistas para a capital baiana envolveu as Secretarias de Cultura, de Justiça e o Ministério de Artes e Cultura da África. O subchefe do Escritório Regional do Itamaraty na Bahia, Amintas Angel, comenta a parceria. “Os artistas escolheram vir à Bahia e entregar esse presente. É um trabalho de arte da etnia ndebele da África do Sul e arte contemporânea baseada na tradição do grafite. Esse é um reconhecimento da África Sul ao amor, carinho, amizade e irmandade que a Bahia tem com este país africano. E os artistas escolheram a Bahia para esta atividade cultural por reconhecem a Bahia como grande centro da ‘afroamericanidade’, afirma.