Daniela Cardoso
A rádio Sociedade de Feira de Santana, da Fundação Santo Antônio, completa neste sábado (7) 71 anos de fundação. São anos de trabalhos prestados a sociedade feirense. O frei José Monteiro sobrinho, que foi superintendente da rádio, relembrou ao Acorda Cidade alguns momentos marcantes e destacou a importância da emissora para Feira de Santana e região.
Frei Monteiro (Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Arquivo)
“A rádio Sociedade, desde as suas origens, é fruto de idealismo. Os capuchinhos adquiriram de Pedro Mota essa emissora com a finalidade de evangelização, mas sem tirar-lhe a conotação de cidadania, pois evangelização é cidadania. A Sociedade ao longo da história tem como base de toda sua programação e do todo seu ideário, formar o cidadão e conduzi-lo para a verdadeira e maior cidadania que é a casa se Deus. Eu falo para pessoas que acreditam. Para quem não acredita, que seja um bom cidadão, pois respeitamos as posições”, afirmou.
O frei afirma que a rádio sempre foi aberta a todos, com os corredores para a sociedade de Feira em prol da cidadania. Ele destaca que os microfones estão a disposição de todos com liberdade e isenção.
Um dos momentos em destaque na memória do frei Monteiro, foi a aquisição da rádio pelos capuchinhos. Ele lembra que tinha 10 anos de idade e era recém-chegado a Feira de Santana, quando a emissora começou a desenvolver nos cidadãos o sentimento da arte, com crianças e adolescentes se envolvendo com o belo através de festivais.
Outros momentos que marcaram a história do frei Monteiro quando ainda era superintendente da rádio Sociedade, foram coberturas de eventos internacionais, especialmente as Copas do Mundo. Segundo ele, esses momentos foram oportunidades de levar o nome da rádio para o mundo. “São fatos marcantes que temos para memorar”, diz.
E ao longo desses 71 anos muitas histórias já foram contados através dos microfones da rádio Sociedade, que acompanha as mudanças em Feira de Santana, no Brasil e no mundo e também passa por sua própria transformação. Uma das mais importantes foi a mudança de frequência, de AM para FM em janeiro do ano de 2018, saindo da frequência 970 AM, para 102.1 da FM.
Atualmente a rádio Sociedade tem a superintendência do Frei Vandeí Santana.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade