Andrea Trindade
O governador Rui Costa disse em entrevista coletiva em Salvador, na manhã desta quarta-feira (19), que vai conversar com representantes da empresa Avianca para solicitar um voo teste no aeroporto de Feira de Santana.
Segundo ele, a reunião será também nesta quarta-feira. Rui Costa informou ainda que já cobrou o andamento da desapropriação das áreas vizinhas ao aeroporto para viabilizar a ampliação que vai permitir os voos noturnos. Vale lembrar que a Azul Linhas Áreas inicia novos voos para São Paulo e as passagens já estão sendo comercializadas. O voo para Belo Horizonte está mantido.
Foto: Thiago Fonseca/Acorda Cidade
“Cobrei do secretário essa semana para concluir a desapropriação das áreas laterais para a ampliação do aeroporto porque hoje tem restrição devido às casas construídas ao lado e nas cabeceiras. Vamos ampliar o muro, para dar mais proteção, ou seja, ganhar mais área, e terminar de instalar os equipamentos que permitam voos noturnos o mais rápido possível. Vou até conversar com a Avianca – hoje, às 14h, estarei reunido com os representantes -, para testar um voo para Feira também”, afirmou o governador que também mencionou, na coletiva, o aeroporto de Porto Seguro. Segundo ele, o equipamento possui uma grande demanda, é o terceiro de maior movimento no Nordeste durante o verão.
Avianca Brasil formalizou um pedido de recuperação judicial mas conseguiu obter uma fatia expressiva do mercado aéreo nos últimos anos. Desde 2013, a participação da empresa dobrou. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre janeiro e outubro de 2018, a Avianca Brasil transportou 10,265 milhões de passageiros e conseguiu 10,6% de participação do mercado, . Em 2013, a fatia era de 5,3%.
Três voos semanais
Feira de Santana ainda não terá os voos diários anunciados pelo deputado Zé Neto em entrevistas ao Acorda Cidade. Segundo o Diretor Geral do Aeroporto José Cassiano Ferreira Filho, os novos itinerários de número AD 9112, terão rota Campinas – Feira de Santana – Salvador – Campinas às segundas e sextas-feiras chegando às 10h30 e saindo às 11h local, totalizando assim três voos semanais com o já existente aos sábados. “Desta forma o Aeroporto está preparado com uma equipe capacitada para recepcionar os novos voos”, informou o diretor Geral do Aeroporto José Cassiano Ferreira Filho.
Leia também:
Para ter voos diários população de Feira precisa usar o aeroporto da cidade, diz diretor
Aeroporto de Feira será ampliado para comportar voos com aeronaves maiores